

Presidente da OAB-SC, Juliano Mandelli – Foto: Divulgação/OAB-SC/ND
Novo presidente da OAB-SC (Ordem dos Advogados do Brasil) seccional Santa Catarina, Juliano Mandelli foi eleito com 63% dos votos para o triênio 2025-2027.
Em visita ao Grupo ND nesta quinta-feira (24), ele falou sobre a atuação da entidade e as metas da gestão, elencando as prioridades.
Uma delas, segundo ele, será a defesa das prerrogativas dos advogados catarinenses, lutando contra medidas como a que impede o uso de celulares por advogados no STF (Supremo Tribunal Federal).
“A nossa principal pauta ontem, hoje e sempre é a defesa das nossas prerrogativas. Essa é a sobrevivência da nossa profissão. Essa semana, no STF, determinaram o recolhimento e lacração dos celulares dos advogados.” afirmou o presidente da OAB-SC.
“Além de ser nosso instrumento de trabalho, a lei permite a gravação de audiência pública para resguardar direito e ter provas”, argumentou.

Presidente da OAB-SC fala sobre a medida que impede o uso de celulares por advogados no STF – Foto: OAB-SC/Divulgação
Ainda segundo Mandelli, uma violação como essa, vindo de cima, pode levar juízes de primeiro grau a fazerem o mesmo com os advogados.
Outro episódio que criticou foi a tentativa do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) de impedir a sustentação de advogados no TJSC (Tribunal de Justiça de Santa Catarina).
“Cortar a voz da advocacia. Quando o advogado está falando, não fala por ele, mas pelo cidadão”, ressaltou Mandelli.
Outras metas da gestão do presidente da OAB-SC
Há quatro meses no comando da OAB-SC, Mandelli conseguiu visitar todo o Estado. Nesta sexta-feira (25), em Canoinhas, participa da 51ª visita, dando posse ao presidente da Subseção da região.
Ao longo da gestão, promete estar presente em cada subseção, valorizando e apoiando cada uma e ao lado de cada advogado catarinense.
Nos estúdios da NDTV, em entrevista ao repórter Arliss Amaro, Mandelli falou sobre a abrangência da OAB.
“Somos um órgão de classe responsável por representar, disciplinar e gerir a advocacia como um todo, mas, além disso, temos uma responsabilidade social muito forte e historicamente uma presença na sociedade”.

Juliano Mandelli promete presença constante no interior do Estado – Foto: Divulgação/ND
Entre as ações positivas da OAB-SC, citou um projeto que orienta, juridicamente, mulheres vítimas de violência doméstica em todo Estado e sem custo nas delegacias de polícia.
Para ele, porém, a maior defesa que a OAB faz da sociedade é em relação à democracia e aos preceitos constitucionais.
Mandelli quer manter a OAB próxima da sociedade, participando ativamente de conselhos municipais e estaduais. Ainda nos primeiros passos como presidente, reiterou que deseja estar próximo dos advogados.
No campo das celebrações, o presidente da OAB-SC falou sobre a recente decisão que aprovou a criação de oito novas varas para Santa Catarina, que ainda serão distribuídas.
O desejo da OAB é que sejam instaladas no interior do Estado, para melhorar, na visão de Mandelli, a prestação jurisdicional em Santa Catarina e o acesso à Justiça jurisdicional.
“Nos últimos anos perdemos espaço em relação ao Rio Grande do Sul e Paraná. Conseguimos sensibilizar o Tribunal Regional Federal e o Congresso”, disse sobre a criação das varas.