
Palhoça foi o primeiro município de Santa Catarina a ter um sistema de controle da iluminação pública 100% por telegestão. Além disso, foi uma das primeiras cidades do Brasil a adotar a modalidade de Parceria Público-Privada (PPP) para iluminação pública, servindo de exemplo para todas que trabalham para entrar no grupo das smart cities (cidades inteligentes). E chega aos seus 131 anos de emancipação política ainda mais pulsante, bela e iluminada.
Com a iluminação pública já 100% modernizada para tecnologia LED, Palhoça entrega mais segurança à comunidade, com redução de custos e maior sustentabilidade, além de atrair mais turistas e incentivar o comércio local.
Esse trabalho de manutenção e modernização da iluminação de ruas e monumentos palhocenses é realizado pela Quantum Engenharia, sendo que, em 2020, foi firmada uma Parceria Público-Privada (PPP) e criada a concessionária QLuz Palhoça.
Foi com a PPP que veio a implantação do Centro de Controle Operacional (CCO) para gerenciar todas as demandas do sistema de iluminação pública por meio de um software específico para o projeto de Palhoça. Com data centers, central de atendimento à população, equipamentos de comunicação e telas gigantes para exibição dos pontos de iluminação, tudo é monitorado à distância.
Conforme explica o gerente da QLuz, Luan Vieira, esse Sistema de Telegestão abrange 100% das luminárias LED modernizadas e permite identificar falhas e sanar problemas de forma muito mais ágil. Além disso, a população pode comunicar casos de luz acesa de dia ou apagada à ligando gratuitamente para o telefone 0800 606 1535, que funciona 24 horas.

Orla da Praia do Sonho ganhou iluminação – Foto: Qluz Palhoça
Novos pontos estão sendo instalados em Palhoça
Atualmente o trabalho da QLuz Palhoça se concentra na ampliação dos pontos de iluminação. Em 2024, foram instalados 1.433 novos pontos em praças, orlas, ruas e avenidas. Para 2025, a meta é instalar mais 825 novos pontos de iluminação pública.
Recentemente também concluiu as obras de iluminação de destaque na Ponte Guarda do Cubatão, assim como os trabalhos de iluminação da Orla da Praia do Sonho e a revitalização da iluminação da Praça Irene Luchtemberg Schutz, em frente ao Centro de Saúde Médio Aririu, no Aririú. Tudo com LED. Conforme explica o gerente da QLuz Palhoça, Luan Vieira, a utilização de tecnologias modernas prepara as cidades para o futuro.
“As luminárias com tecnologia LED emitem luz branca com índice de 70% da percepção das cores, contra 30% das lâmpadas comuns, ampliando a visibilidade e gerando mais segurança. Além disso, consomem 60% menos energia elétrica, duram cerca de 5x mais, suportam melhor as condições bruscas de tempo e temperatura, sendo ecologicamente responsáveis com 98% de seus componentes recicláveis. Também são livres de elementos tóxicos, ao contrário das lâmpadas de descargas, que possuem mercúrio, material altamente poluente e prejudicial à vida”, salienta Luan.
A PPP também prevê que, em 15 anos, a tecnologia será renovada, evitando que fique obsoleto. Dessa forma, ao fim do contrato de 25 anos da PPP, a gestão da iluminação pública voltará integralmente ao município de Palhoça, que então contará com um sistema composto por equipamentos novos, modernos e com menor consumo de energia, gerando economia do dinheiro público.

Ponte Guarda do Cubatão agora tem iluminação de destaque – Foto: Qluz Palhoça
Empresa é especializada em iluminação
Com 35 anos de experiência no mercado brasileiro, a empresa Quantum Engenharia lidera grandes projetos em Iluminação Pública, Energia Solar e Subestações.
A empresa está à frente de sete PPPs de iluminação pública, atuando em Palhoça-SC (QLuz Palhoça), Porto Alegre-RS (IP Sul), Itajaí-SC (QLuz Itajaí), Garopaba-SC (QLuz Garopaba), Penha-SC (QLuz Penha), Ribeirão das Neves-MG (IP Minas) e Nova Serrana-MG (QLuz Nova Serrana).
Em fevereiro de 2025, venceu sua oitava PPP de iluminação pública, em Joinville-SC (QLuz Joinville). Além disso, mantém contratos com diversas cidades do Sul e Sudeste do Brasil.

Praça Irene Luchtemberg Schutz, em frente ao Centro de Saúde Médio Aririu, teve sua iluminação revitalizada – Foto: Qluz Palhoça