

Chapecó passa a oferecer internet gratuita na Praça Coronel Bertaso – Foto: Divulgação/Leandro Schmidt/ND
Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, passa a oferecer internet gratuita na Praça Coronel Bertaso. Para acessar o serviço, basta realizar um cadastro e garantir navegação livre para moradores e visitantes.
A iniciativa, lançada neste mês de abril pela Prefeitura, integra um conjunto de ações que visam à inclusão digital e à modernização dos serviços públicos.
Acesso da internet gratuita na Praça Coronel Bertaso
Para utilizar o serviço, o usuário precisa realizar um cadastro e criar uma senha de acesso. A iniciativa busca garantir conectividade gratuita à população em espaços de convivência, promovendo mais inclusão, acesso à informação e oportunidades.
Expansão para outros espaços públicos
Segundo o diretor de Inovação e Modernização do município, Giovani De Marco, outras áreas já estão mapeadas para receber o serviço. “Essa é uma ação que vai levar internet gratuita para diversas áreas da cidade. Já identificamos praças, parques e terminais de transporte coletivo onde o Wi-Fi será implantado em breve”, explicou.
A ampliação da rede de internet pública é parte do programa “Chapecó Inteligente Conectada”, cuja meta é transformar Chapecó em uma cidade inteligente, integrando ações entre as secretarias e aplicando soluções tecnológicas para facilitar o dia a dia da população.

Internet gratuita na praça: o usuário precisa realizar um cadastro e criar uma senha – Foto: Divulgação/Leandro Schmidt/ND
Cidade digital: investimentos em inovação
O prefeito João Rodrigues destacou que a gestão municipal tem feito investimentos robustos em tecnologia e educação digital. “Foram mais de R$ 12 milhões aplicados na compra de sete mil chromebooks para os alunos da Rede Municipal de Ensino.”, afirmou.
Na última semana, a Prefeitura lançou ainda o programa Chapecó Inovadora, que reúne uma série de ações para promover a inclusão digital e modernizar os serviços públicos.
Preparando Chapecó para o futuro
A proposta de disponibilizar internet gratuita nos espaços públicos vai além do acesso à rede. Segundo Rodrigues, é uma ferramenta de transformação social.
“Nosso objetivo é preparar Chapecó para o futuro, tornando a cidade mais conectada, eficiente e inclusiva. Essa conexão gratuita é só uma parte do que estamos construindo com o Chapecó Inteligente”, concluiu o prefeito.