
Expo Quantic recebeu especialistas para falar sobre inovação, impacto e transformação Márcio Cruz, consultor de inovação do Sebrae (facilitador do painel), Eduardo Bittencourt, presidente do FPTS e Bruno Borghi, presidente da ABSS.
Divulgação
Durante a Expo Quantic 2025, o Palco Tecnologia foi palco de um painel que conectou inovação, impacto e transformação. Eduardo Bittencourt, presidente do Parque Tecnológico de Santos (FTPS), destacou a importância da transversalidade tecnológica: “É fundamental que a inovação permeie todos os ecossistemas. Estar aqui é também trazer inovação aos setores presentes e fomentar nosso próprio ecossistema.”
O Parque Tecnológico de Santos é um hub de inovação que impulsiona o desenvolvimento socioeconômico por meio do fomento ao empreendedorismo, pesquisa aplicada e colaboração entre empresas, universidades e institutos. Com infraestrutura e rede de apoio, oferece suporte a startups e promove a transferência de tecnologia para o mercado. Atua como catalisador da competitividade regional e da cultura empreendedora.
Eduardo Bittencourt, presidente do Parque Tecnológico de Santos
Divulgação
Márcio Cruz, consultor do Sebrae, reforçou o papel das feiras para startups: “As Startups precisam validar continuamente seus negócios. A Expo Quantic cria essa ponte com o público, essencial para evoluir e gerar faturamento.”
O programa Sebrae for Startups, atuante na Baixada Santista, tem como missão fomentar o empreendedorismo inovador e impulsionar o crescimento de startups em todas as fases de desenvolvimento. Conecta empreendedores ao ecossistema de inovação, incluindo investidores, aceleradoras e universidades. Promove eventos como o Startup Day, oferece cursos, consultorias e apoio financeiro. Atua com foco em impacto econômico e social regional. Utiliza plataformas como o Observatório Sebrae Startups para orientar decisões estratégicas. Seu papel é fortalecer o ambiente de inovação e ampliar oportunidades de negócios na região.
Márcio Cruz, consultor de Inovação do Sebrae na Baixada Santista
Divulgação
Bruno Borghi, presidente da Associação Brasileira de Startups de Saúde (ABSS), completou:
“Na Associação Brasileira de Startups de Saúde (ABSS), nosso propósito é claro: fomentar um ambiente propício para que as healthtechs possam transformar o setor da saúde por meio da tecnologia, promovendo mais acesso, qualidade e segurança para os pacientes”, destacou Bruno Borghi, presidente da entidade.
Segundo ele, participar do painel ao lado de pessoas que verdadeiramente provocam a inovação é sempre uma oportunidade de aprendizado e inspiração. “A fala do Márcio Cruz, do Sebrae, sobre os modelos de empreendedorismo e o suporte oferecido às startups, me fez lembrar da minha própria trajetória. Entrei para a área de tecnologia em saúde depois de participar de um evento e receber um material sobre como empreender no setor. Aquilo acendeu uma luz, me fez estudar, buscar outros eventos, até mergulhar de vez nesse universo.”
Borghi também exaltou o trabalho de Eduardo Bittencourt, presidente do Parque Tecnológico de Santos. “É gratificante ver a evolução de um ecossistema que, além de gerar impacto positivo na população, abre portas reais para quem deseja empreender com propósito. A inovação em saúde é, antes de tudo, um serviço à vida”, concluiu.
Bruno Borghi, presidente da Associação Brasileira de Startups de Saúde fala sobre a importância do segmento de inovação
Divulgação
O palco Tecnologia ainda contou com 16 pitches de inovação de startups, ampliando a troca entre público, empreendedores e investidores.
IA e física quântica: um novo olhar sobre o bem-estar humano
Com o tema “Entrelaçamento digital”, Alexandre Caramelo, coordenador executivo da FGV e mestre em Engenharia e Gestão da Inovação, encantou o público ao mostrar como a Inteligência Artificial e a física quântica estão se fundindo para redefinir o conceito de bem-estar. “A IA é como nós: aprende por meio de experiências. Ao compreender os processos quânticos descritos pela teoria holinformacional da consciência, podemos utilizar essa tecnologia para beneficiar a humanidade”, afirmou. Caramelo defende que sensoriamento quântico, simulações e computação quântica são ferramentas-chave para a próxima revolução tecnológica a favor da saúde humana.
Cérebro Ativo: longevidade cognitiva com tecnologia e ludicidade
Engenheiro e fundador da ISGAME, Fabio Ota apresentou o Cérebro Ativo, programa intergeracional que utiliza oficinas digitais e jogos para prevenir o declínio cognitivo e promover saúde mental. Com base científica e atuação já reconhecida por veículos como o Jornal Nacional e a Exame, a metodologia alia tecnologia à inclusão digital e ao cuidado com a longevidade. “Nosso objetivo é transformar o envelhecimento em uma fase ativa e conectada, com saúde emocional e protagonismo”, destacou o palestrante.
Fabio Ota é criador do método Cérebro Ativo, referência em tecnologia cognitiva para longevidade