Especialistas de Harvard revelam como prevenir e eliminar pulgas em pets 

A imagem mostra um cachorro e um gato para ilustrar a matéria sobre pulgas em pets.

As pulgas em pets podem causar problemas à saúde dos animais – Foto: Internet/Reprodução ND

As pulgas viraram invasoras comuns em lares de todo o mundo, gerando um incômodo para os tutores de animais domésticos. Mas existem algumas medidas que podem prevenir e eliminar pulgas em pets.

Para ajudar os tutores, a Harvard Health Publishing compartilhou dicas para prevenir e eliminar pulgas. O artigo destaca que os parasitas geralmente entram em casa de carona em cachorros e gatos, ou até mesmo pela janela.

Dentro de casa, as pulgas podem depositar ovos em carpetes, roupas de cama e móveis. A primeira dica é a limpeza do ambiente. Segundo a universidade, varrer e passar aspirador de pó diariamente pode ajudar.

A limpeza de carpetes a vapor, aspirar móveis estofados diariamente e lavar bem as roupas de cama em água quente e secar em temperatura alta integram a lista de boas práticas para eliminar as pulgas em pets e em casa.

O que fazer se o animal estiver infestado?

  • Dê banho no pet com um sabonete ou xampu suave ou shampoo medicamentoso. O sabonete mata as pulgas adultas.
  • Use um pente para pulgas para remover as pulgas, suas fezes e sangue seco, principalmente no pescoço e na área ao redor da cauda.
  • Limpe bem (ou jogue fora) a cama do animal.
  • Leve seu animal de estimação ao veterinário para usar medicamentos adequados para o tratamento contra pulgas.

Plantas que previnem pulgas em pets

Além de manter essas dicas em dia, muitos tutores buscam alternativas naturais para manter as pulgas longe. Um estudo publicado em 2024 pela National Center for Biotechnology Information (NCBI) revelou que algumas plantas podem ser eficazes.

O alecrim é uma planta com fortes propriedades repelentes. Seu aroma intenso e penetrante é muito desagradável para pulgas e carrapatos, fazendo com que esses parasitas evitem as áreas tratadas.

O alecrim contém óleos essenciais que, além de afastar os insetos, possuem propriedades que podem contribuir para o bem-estar do animal, ajudando a mantê-los longe das infestações.

A imagem mostra uma pulga em um animal

As pulgas podem causar causar problemas à saúde dos pets – Foto: Pet Blog/Reprodução/ND

Outra planta poderosa contra pulgas e carrapatos é a hortelã. Fácil de cultivar, essa planta tem um aroma forte, que também é desagradável para os parasitas.

Além de ser uma excelente aliada contra os insetos, a hortelã é muito útil na cozinha e pode ser usada em diversas receitas, se tornando uma opção prática e eficiente no combate aos parasitas naturais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.