

A atmosfera terrestre enfrenta alguns problemas e o principal deles é o vazamento de gases que está escapando para o espaço – Foto: Canva/ND
A atmosfera da Terra está se desfazendo aos poucos — um processo silencioso, contínuo e confirmado pela NASA. A cada dia, uma pequena parte dos gases que envolve o planeta escapa para o espaço.
O fenômeno, que começou a bilhões de anos continua deixando rastros até os dias atuais, se tornando uma grande fonte de estudos para as agências espaciais.
Uma experiência relatada pelo astronauta aposentado da NASA, Scott Kelly, revelou a profundidade do problema:
“Quando você olha para a atmosfera da Terra, não diria que ela parece insalubre, mas definitivamente parece muito frágil e como uma espécie de película fina, como algo que definitivamente precisamos cuidar”.
Origem dos vazamentos na atmosfera da Terra
O vazamento dos gases se deve principalmente ao hidrogênio, o gás mais leve da natureza. Suas moléculas, quando aquecidas, movem-se rápido a ponto de superar a atração gravitacional da Terra.
Com isso, fragmentos da atmosfera terrestre se perdem na imensidão do espaço. O mesmo, em menor grau, pode ocorrer com hélio, oxigênio ou nitrogênio.

Pôr do sol no Oceano Índico visto por astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional. A imagem apresenta uma vista de perfil da atmosfera terrestre vista da órbita – Foto: Divulgação/NASA/ND
Esse fenômeno é chamado de escape térmico e ocorre principalmente nas camadas superiores da atmosfera, onde as partículas recebem a radiação implacável do Sol.
Ao longo dos séculos, a remoção gradual do hidrogênio levou a uma transformação cósmica: a Terra passou de um planeta com atmosfera redutora para um planeta com oxigênio. No entanto, se o vazamento tivesse sido contido, talvez o oxigênio nunca tivesse prevalecido, segundo a NASA.
A perda de hidrogênio da atmosfera terrestre
A agência espacial explica que a perda de hidrogênio permitiu que o oxigênio se acumulasse e formasse a camada de ozônio — escudo da vida contra a radiação ultravioleta.
Apesar disso, a cada dia que passa, as moléculas da atmosfera se perdem para sempre, levadas pelo vento solar e desaparecendo na escuridão do Espaço. Não existe formula para trazê-los de volta e o fim disso pode ser desastroso, de acordo com a NASA.

A agência espacial explica que a perda de hidrogênio permitiu que o oxigênio se acumulasse e formasse a camada de ozônio – Foto: Canva/ND
Se você está se perguntando quais serão os efeitos dos vazamentos da atmosfera da Terra, a agência espacial aponta que em milhões de anos, isso pode mudar o planeta em que vivemos.
Vale destacar que o mesmo fenômeno ocorreu em Marte, que perdeu quase toda a sua atmosfera. No entanto, a Terra, graças ao seu campo magnético, ainda resiste, mas não sabemos até quando.