
O girocóptero que caiu na tarde de segunda-feira (21), na praia de Areias Alvas, entre os municípios de Grossos e Tibau (RN), vitimou um empresário e piloto e seu aluno. O acidente, que aconteceu por volta das 16h30, deixou os dois homens presos nas ferragens.
Na noite de segunda, as vítimas foram identificadas como Flavius Neves, de 66 anos, empresário dono e piloto do girocóptero, natural de Balneário Camboriú (SC); e o aluno Geraldo Francisco da Silva, de 42 anos, natural de Olho d’Água (PB). Flavius dava aula a Geraldo nos momentos antes da queda.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e esteve no local para atender a ocorrência, segundo o g1. O acidente atraiu a atenção de curiosos e imagens dos destroços começaram a circular pelas redes sociais. Confira:
Girocóptero cai e dois homens morrem na Costa Branca do RN pic.twitter.com/WmiWLVXACT
— 98 FM Natal (@98FMNatal) April 21, 2025
Girocóptero
Um girocóptero, também chamado de autogiro, é uma aeronave que usa um rotor para se manter no ar — diferente do helicóptero, a rotação não é ligada ao motor. Ele gira com o vento enquanto a hélice, movida por um motor, empurra o girocóptero para frente. A aeronave envolvida no acidente era usada em passeios de turismo no litoral.
Piloto e empresário
Nas redes sociais, Flavius brincava se definindo como “nômade viajante mostrando a beleza do nosso país, voando de girocóptero, motoplanador, helicóptero, vassoura, etc”. Ele era também sócio-diretor do Condomínio Aeronáutico Costa Esmeralda em Porto Belo, um local onde os moradores também têm um hangar para deixar a própria aeronave.
A prefeitura lamentou a morte do empresário e declarou que se trata de “uma grande perda para a aviação em Santa Catarina”. Em 2024, o piloto perdeu um amigo, o empresário Mikael Minatti, que caiu de ultraleve em Itapema, no Litoral Norte de Santa Catarina. Flavius havia sido instrutor de voo dele.
O catarinense, que havia escolhido o Rio Grande do Norte como novo lar, ganhou destaque na região por realizar voos panorâmicos ao longo do litoral e executar manobras arrojadas, além de atuar como instrutor de voo. Segundo informações do g1, na tarde desta segunda, ele sobrevoava a Praia de Areias Alvas, na Costa Branca potiguar, quando a queda da aeronave aconteceu.
O Portal iG entrou em contato com as autoridades locais sobre mais informações do acidente. Esta matéria será atualizada assim que houver resposta.