
Executivo informou que será dado o nome de CEU Papa Francisco ao CEU Imperador, em Sapopemba, na Zona Leste, que será inaugurado nos próximos dias. Foto de papa Francisco na Catedral da Sé, no Centro de SP
RENATO S. CERQUEIRA/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
A Prefeitura de São Paulo decretou luto oficial de 7 dias na cidade em sinal de profundo pesar pela morte do papa Francisco nesta segunda-feira (21).
Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu aos 88 anos às 2h35 pelo horário de Brasília, 7h35 pelo horário local, desta segunda. A causa da morte foi um AVC e insuficiência cardíaca, segundo informou o Vaticano.
O pontífice, que ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos, se recuperava de uma pneumonia nos dois pulmões após ter ficado 38 dias internado. Ele morreu em seu apartamento, na residência de Santa Marta, na Cidade do Vaticano, onde vivia desde sua eleição em 2013.
Leia também
Milhares de fiéis lotam missa em homenagem ao papa Francisco na Catedral da Sé
Quem pode substituir Francisco? Veja nomes mais cotados
ESPECIAL g1: o legado do papa dos excluídos
Por determinação do prefeito Ricardo Nunes, que está em viagem oficial à China e ao Japão, como homenagem ao papa será dado o nome de CEU Papa Francisco ao CEU Imperador, em Sapopemba, na Zona Leste, que será inaugurado nos próximos dias.
Ainda conforme a prefeitura, durante o período de luto oficial, a bandeira do município será hasteada a meio mastro em todos os edifícios públicos municipais.
“O decreto ressalta o impacto da vida e missão de Francisco para milhões de fiéis católicos e cidadãos de São Paulo, cidade que abriga uma das maiores populações católicas do mundo. Além disso, destaca o sentimento de pesar que a perda suscita entre os munícipes”, afirmou o Executivo, em nota.
Nota de pesar do governo
Em nota, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, lamentou a morte do papa Francisco. Veja abaixo:
“O Governo de São Paulo lamenta profundamente o falecimento do Papa Francisco, aos 88 anos, nesta segunda-feira (21), e decreta luto oficial de sete dias em todo o estado. Nascido em Buenos Aires (Argentina), Jorge Mario Bergoglio foi eleito pontífice em 2013, tornando-se o primeiro sacerdote sul-americano a alcançar o posto de líder da Igreja Católica.
Jesuíta, deu início aos estudos religiosos nos anos 1950, foi ordenado sacerdote na década seguinte e dedicou grande parte da vida à promoção da justiça social e da espiritualidade em todas as comunidades pelas quais passou e, no papel de Santo Padre, estendeu essa mensagem a povos e nações de todo o mundo.
Francisco escolheu o Brasil como primeiro destino de suas viagens e celebrou missa no Santuário Nacional de Aparecida, local que guardava no coração, para honra e alegria de paulistas e brasileiros. Nossos sentimentos aos fiéis que se despedem do Papa Francisco”.