
Sino vai tocar de duas em duas horas na Igreja Nossa Senhora do Carmo, em Itu (SP). Papa Francisco morreu na madrugada desta segunda-feira (21). Morte do papa Francisco é marcada por homenagem com toque de sino de igreja de Itu
Em Itu (SP), conhecida carinhosamente como “Roma brasileira”, a Igreja Nossa Senhora do Carmo fez uma homenagem ao papa Francisco, que morreu na madrugada desta segunda -feira (21) – pelo horário de Brasília -, tocando o sino de duas em duas horas.
Jorge Mario Bergoglio, que ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos, se recuperava de uma pneumonia nos dois pulmões após ter ficado internado por 38 dias.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Um vídeo feito pelo sineiro César Rogério Jaques mostra o passo a passo de como o trabalho é realizado. No material, o sineiro abre mostrando as bandeiras do Brasil e do Vaticano a meio mastro na fachada da igreja, como sinal de luto e respeito.
Papa Francisco esteve em Aparecida, em 2013
Bruno Miani/A Tribuna Jornal
Na sequência, ele sobe as escadas da igreja, construída no século XVIII, e anuncia que está na torre, mostrando uma vista parcial de uma praça da cidade. A partir daí, começam as homenagens.
Conforme explica César, o toque fúnebre tem espaço entre as badaladas de 15 a 20 segundos e é feito no sino maior da igreja.
Morte do papa Francisco é marcada por homenagem com toque fúnebre em igreja de itu (SP)
César Rogério Jaques/Arquivo Pessoal
A homenagem começou às 8h, e, no primeiro momento, foi até as 8h30. O ritual será feito até as 22h desta segunda-feira, de duas em duas horas.
Roma brasileira
Além de ser conhecida como cidade dos exageros, por causa do humorista Simplício, que dizia de forma recorrente que na cidade tudo era grande, e de Berço da República, em função da sua participação fundamental para o fim da monarquia, a cidade também é chamada de Roma brasileira.
Há mais de um motivo para isso, sendo o principal, o fato de Itu ter inúmeras igrejas católicas, com forte influência da imigração italiana. Outro fato vem de Dom Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcante, ou simplesmente Cardeal Arcoverde, primeiro cardeal do Brasil. Em visita à cidade no início do século XX, ele chamou Itu de Roma brasileira, também influenciado pela presença de inúmeros templos católicos, conventos e seminários.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM