
Pontífice tinha 88 anos e faleceu em casa, na Cidade do Vaticano. Francisco foi o primeiro papa latino-americano e deixa legado de tolerância e diálogo. Bandeiras em frente ao Palácio do Planalto a meio-mastro após morte do papa.
As bandeiras do Brasil e do Mercosul, localizadas em frente ao Palácio do Planalto e ao Congresso Nacional estão hasteadas a meio-mastro após a morte do papa Francisco, nesta segunda-feira (21) (veja vídeo acima). Este é um símbolo do luto nos prédios públicos.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
O pontífice tinha 88 anos e faleceu em casa, na Cidade do Vaticano. Francisco foi o primeiro papa latino-americano e deixa legado de tolerância e diálogo.
Bandeiras em frente ao Congresso Nacional estão a meio-mastro após morte do papa.
De acordo com acordo com a lei da apresentação dos símbolos nacionais, a bandeira nacional fica a meio-mastro em casos de luto.
“Quando em funeral, a Bandeira fica a meio-mastro ou a meia-adriça. Nesse caso, no hasteamento ou arriamento, deve ser levada inicialmente até o tope”, aponta a lei.
Palácio do Planalto com bandeiras hasteadas a meio mastro.
Rita Yoshimine/TV Globo
Sete dias de luto oficial
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou nesta segunda-feira (21) luto oficial de sete dias no Brasil pela morte do papa Francisco.
“É declarado luto oficial em todo o País, pelo período de sete dias, contado da data de publicação deste Decreto, em sinal de pesar pelo falecimento de Jorge Mario Bergoglio, Sua Santidade o Papa Francisco, a quem serão tributadas honras fúnebres de Chefe de Estado”, diz o decreto.
LEIA TAMBÉM:
CONCLAVE: quem são os dois cardeais de Brasília que podem participar do Conclave
HOMENAGEM PARA O PAPA: bispos do Brasil fazem homenagem ao Papa Francisco; ‘ele foi uma benção para nosso tempo’
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.