Queda de cabine em teleférico deixa quatro mortos na Itália

Teleférico cai na Itália e deixa quatro feridos Libero Quotidiano/ Reprodução

Uma cabine de teleférico caiu e deixou quatro pessoas mortas na cidade de Castellammare di Stabia (Itália), nesta quinta-feira (17). 

Segundo o site italiano Libero Quotidiano, um cabo do teleférico de Monte Faito se rompeu, deixando duas cabines suspensas com 16 pessoas a bordo. Onze passageiros foram resgatados sem ferimentos. No teleférico que caiu estavam dois casais de turistas. Segundo agências internacionais, uma quinta pessoa que estava no veículo era o operador, que foi resgatado e levado de helicóptero para um hospital gravimente ferido.

A cabine que caiu estava próxima à estação no alto da montanha e colidiu com o primeiro pilar após escorregar. A operação de resgate teve que enfrentar uma neblina espessa, que chegou a impedir a visualização do local e o contato com os passageiros. Imagens que circulam nas redes sociais mostram um helicóptero tentando fazer o resgate.

🇮🇹🚨 | Tragedy in southern Italy. A cable car accident at Monte Faito near Naples has claimed at least 4 lives and left 1 person injured after a snapped cable caused the crash. Rescue efforts face challenges due to bad weather. pic.twitter.com/uJESOsJExy

— Europe News 🇪🇺 (@EuropeNewsEU) April 17, 2025

O Libero destaca que o teleférico havia sido reaberto há apenas sete dias, após o período de férias de inverno. O Ministério Público de Torre Annunziata abriu uma investigação e fechou o local. A empresa responsável, Eav, informou que a manutenção havia sido realizada.

O presidente da região da Campânia, Vincenzo De Luca, esteve no local e declarou: “Poderia ter sido pior, muitas vidas foram salvas. As verificações técnicas serão feitas nos próximos minutos”.

Ele também destacou que a estrutura havia sido reativada em 2017 após anos fechada e passou por obras de reforma.

O prefeito de Castellammare di Stabia, Luigi Vicinanza, confirmou que a queda ocorreu após a quebra do cabo de tração. Segundo ele, o freio de emergência funcionou na descida, mas não na cabine que subia. Havia cinco pessoas nela: quatro turistas e um engenheiro.

O subsecretário de Estado do Ministério dos Transportes, Tullio Ferrante, lamentou o ocorrido e afirmou estar acompanhando de perto a situação, destacando que a segurança deve ser prioridade. 

O teleférico de Monte Faito já registrou outros acidentes. O mais grave foi em 1960, com quatro mortos e 31 feridos. Em 2021, uma pane elétrica deixou 31 pessoas presas por mais de uma hora, sem vítimas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.