Centro de Florianópolis ganha novo ponto gratuito de vacinação

Centro de Florianópolis ganha novo ponto gratuito de vacinação

Em parceria com a Prefeitura, sala do Sesc Prainha oferece imunizantes gratuitos do SUS e reforça o acesso da população às vacinas – Foto: PMF/Divulgação

Facilitar o acesso à vacinação é o foco da nova parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis e o Sesc-SC (Serviço Social do Comércio). Desde o início deste mês, a sala de vacinação do Sesc Prainha passou a oferecer também os imunizantes gratuitos do SUS (Sistema Único de Saúde), além das vacinas já disponíveis na rede privada. A iniciativa foi oficializada no dia 3, durante cerimônia com a presença de autoridades no próprio local.

Criada em 2023, essa é a única sala de vacinação do Sesc em Santa Catarina e, até então, atendia apenas com vacinas particulares – como Meningocócica B, ACWY, HPV nonavalente, Herpes Zoster e Pneumocócica 13 valente – com valores mais acessíveis à comunidade. Com o novo acordo de cooperação técnica, o espaço passou a funcionar em modelo híbrido: seguem disponíveis os imunizantes pagos e agora também entram em cena as vacinas gratuitas oferecidas pela prefeitura.

O atendimento é aberto ao público – não é necessário ser associado ao Sesc para se vacinar. Basta apresentar documento de identificação (RG ou certidão de nascimento, no caso de menores) e realizar um cadastro na Central de Relacionamento do Sesc Prainha, com informações básicas de saúde.

“Essa é a primeira vez que estabelecemos uma parceria desse tipo, e isso representa um avanço importante nas nossas estratégias de descentralização e ampliação do acesso à imunização. Reforçamos, com essa iniciativa, o compromisso da prefeitura em levar as vacinas cada vez mais perto da população, de forma organizada, segura e inclusiva”, destaca o secretário de Saúde de Florianópolis, Almir Gentil.

Mais um ponto no Centro

Com a nova sala no Sesc Prainha, a região central da cidade ganhou mais um ponto fixo para vacinação. Além dela, seguem funcionando o Espaço Imuniza Floripa – na Policlínica da Mulher e da Criança – e a Van da Vacinação, que alterna os atendimentos entre a Praça XV e o Ticen.

Facilitar o acesso à vacinação é o foco da nova parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis e o Sesc-SC (Serviço Social do Comércio) – Foto: PMF/Divulgação

Entre os imunizantes oferecidos pela rede municipal estão: Poliomielite inativada, HPV quadrivalente, Dengue, Pentavalente, Rotavírus, Pneumo 10, Meningocócica C, Hepatite A, Febre Amarela, Tríplice Viral, Tetraviral, DTP, DT, Influenza e Varicela.

Horários ampliados e campanha aos sábados

O diferencial do Sesc Prainha é o horário estendido em alguns dias da semana e a possibilidade de abertura da sala também aos sábados, durante campanhas específicas. A proposta é justamente facilitar o acesso de quem não consegue se vacinar durante o horário comercial.

“Nosso compromisso é com a sociedade. Ao trabalharmos junto às autoridades de saúde, conseguimos tornar a vacinação mais acessível, oferecendo um serviço próximo da comunidade”, destaca a diretora regional do Sesc-SC, Simone Karla da Rocha Batista.

Conforme determina a Lei Municipal nº 10.199, de 27 de março de 2017, a Prefeitura Municipal de Florianópolis informa que a produção deste conteúdo não teve custo, e sua veiculação custou R$2.000,00 reais neste portal.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.