

Teatro será apresentado para cerca de 20 mil pessoas no Campo do Jardim do Lago – Foto: Juliana Morgenstern/Paixão de Cristo Efapi/ND
Está tudo pronto para mais uma edição da tradicional encenação da Paixão e Morte de Cristo do bairro Efapi, em Chapecó, Oeste de Santa Catarina. O espetáculo será na noite desta sexta-feira (18), às 19h, no campo do loteamento Jardim do Lago.
A 12ª edição do evento deve receber cerca de 20 mil pessoas de toda região. Um desafio enorme para os mais de 100 atores e figurantes que prometem dar o máximo e emocionar os visitantes.
Conforme a organização do evento, a programação religiosa começa às 18h e uma hora depois inicia a apresentação.
Preparação dos atores para o espetáculo
Os mais de 100 atores dedicaram os domingos de cerca de três meses para os ensaios para a encenação.
Um deles é Jofre Sutilli, que vai interpretar Jesus Cristo pela primeira vez na peça teatral e está muito confiante. “O coração está mil. Também um pouco de ansiedade. São centenas de pessoas que vão acompanhar o maior espetáculo da terra”, frisou.

A encenação da Paixão e Morte de Cristo já tem novidades para 2024. – Foto: Suellen Santin/Reprodução/ND
Yasmin de Oliveira pelo segundo ano consecutivo vai apresentar e foi por meio da catequese que se encontrou no espetáculo. “É muito legal se aproximar e conhecer a história de Jesus Cristo. Eu gosto muito de participar e convido todos vocês para assistirem nossa apresentação no Campo do Jardim do Lago”, lembra a moradora do loteamento Jardim do Lago.
A fé motivou Loraci Rodrigues a se unir ao teatro e agora se tornou objetivo de vida. “É uma conexão muito grande. É um sentimento forte que brota dentro da gente. Através da encenação, vamos mostrar emocionar as pessoas”, garante Loraci.
A maior história da humanidade
O professor do teatro e grande incentivador do espetáculo no maior bairro de Chapecó, Unar Andreola, está ansioso e destacou como a participação da comunidade é importante para retratar a maior história da humanidade.
“Começamos pequeno com um grupo de jovens e hoje contamos com pessoas de todas as idades. É um belíssimo espetáculo de fé, amor e esperança. Para mim, é muito mais que um espetáculo, é um momento de doação. A gente se priva de muita coisa para correr atrás deste trabalho que é a coisa mais importante que Jesus nos ensinou que é a evangelização”.
Com Unar, há 12 anos na direção do espetáculo, está Alfredo Schaefer. Para o morador do loteamento Jardim do Lago, cada ano é uma responsabilidade maior.
“Pensamos muito em melhorar sempre a nossa estrutura para emocionar quem vem participar. Posso garantir que vai ser mais um grande espetáculo e para ficar mais confortável, é importante que os visitantes levem cadeira”, reforçou.
O figurino
Para embelezar ainda mais a encenação, neste ano, a grande novidade é a participação da Paróquia Nossa Senhora do Rosário do município de Palhoça. A comunidade emprestou o figurino que vai dar mais brilho ao espetáculo.
“A gente realizou por cinco anos o teatro e depois da pandemia não fizemos mais. Agora vamos contribuir com a apresentação de Chapecó. São mais de 50 figurinos que vamos levar, incluindo para os apóstolos, soldados e também para outros personagens”, revela Josiane Terezinha da Silva, que vem da Grande Florianópolis para trazer as roupas e também participar do evento.
Pelo terceiro ano consecutivo, a Prefeitura de Chapecó por meio da Secretaria de Cultura, viabilizou recursos para montar a estrutura, principalmente para o som e a iluminação.
“Em nome do prefeito João Rodrigues, quero convidar a todos para essa tradicional apresentação. É um momento de fé, adoração e união da comunidade que se envolve num grande projeto”, reforça Fellipe de Quadros, secretário de Cultura de Chapecó.
O evento também conta com o patrocínio da Unar Serviços e Locações, 2A Transportes e Locações, Casa do Barro, Madepoint e Móveis Incomaba.