
A pequena Alemanha brasileira é uma pequena cidade de quase 35 mil habitantes localizada no Vale do Itajaí, ou no turisticamente conhecido Vale Europeu. Charmosíssima, cheia de heranças da imigração alemã (como seu “título” sugere) e atrações turísticas, não há qualquer dificuldade em descobrir o que fazer em Pomerode.
Neste roteiro de dois dias pelo município, além dos atrativos famosos, privilegiamos locais, lojas e até fábricas que têm íntima relação com a história e as tradições de Pomerode.
Entram na lista lojas de trabalhos manuais em madeira, em vidro, em cerâmica e também de produtos gastronômicos típicos. As atrações estão organizadas pela proximidade entre elas e por seus horários de funcionamento (confira nos mapas abaixo).
Confira abaixo o que fazer em Pomerode em dois dias, uma das melhores cidades para se fazer turismo no Brasil. Divirta-se!
O que fazer em Pomerode – 1º dia | Manhã
A primeira parte do primeiro dia do roteiro do que fazer em Pomerode se concentra em pontos turísticos logo na entrada da cidade (para quem vem de Blumenau) e em um dos parques do município, à sua escolha.
1. Foto no Portal Sul e lojinha de souvenirs (duração 20 minutos)

O roteiro do que fazer em Pomerode começa pelo Portal Turístico Sul da cidade – Foto: Getty Images/ND
Fotos em portais e monumentos são clássicas em viagens, portanto garanta a sua no charmoso portal turístico que é um dos cartões-postais de Pomerode.
Em estilo enxaimel, cercado por flores, representa bem o que você verá pela cidade. Além de cenário fotográfico é também um ponto de informações turísticas e conta com uma loja repleta de itens de artesanato pomerodense.
2. Visitar a Casa do Escultor Ervin Curt Teichmann (duração 40 minutos)
Basta atravessar a rua e em poucos passos se chega à antiga residência e ateliê do escultor alemão Erwin Curt Teichmann, um dos primeiros escultores do Vale do Itajaí.
Autodidata, o artista produziu esculturas para diferentes regiões do Brasil. Na antiga casa, o acervo é formado por esculturas de madeira, desenhos, gravuras, aquarelas e porcelanas.
Apaixonado por cavalos e mulheres, os detalhes talhados na madeira impressionam, como as feições de rostos e a musculatura em peças de humanos e animais.
3. Conhecer o Zoo Pomerode ou um dos parques temáticos (duração 2 horas)
Metade da manhã em Pomerode pode ser dedicada a conhecer o famoso Zoo Pomerode, o mais antigo de Santa Catarina e casa de mais de mil animais, de 240 espécies, divididos em diferentes áreas.
Outra possibilidade é desbravar um dos três parques temáticos de Pomerode, que está se tornando uma referência nesse tipo de atração. No Alles Park está a famosa Vila da Neve; no Sptiz Pomer há a primeira tirolesa em curvas de SC e no educativo Vila Encantada réplicas de dinossauros e brincadeiras diversas. Esse último agrada especialmente as crianças.
Confira abaixo no mapa as distâncias entre os pontos turísticos dessa primeira parte do roteiro.
O que fazer em Pomerode – 1º dia | Tarde e noite
A tarde e à noite em Pomerode são destinadas a explorar mais o centro do município, visitando museus, fábricas e lojas que têm íntima relação com as tradições da cidade. Confira o que fazer em Pomerode ainda no primeiro dia.
4. Mergulhar na arte da produção de cristal artesanal (duração 1h)
Pomerode entrou no cenário nacional e internacional de cristais feitos à mão por meio da Strauss, fábrica de cristais artesanais finos e de luxo, comprada pelo também catarinense grupo Oxford em 2017.
O processo de fabricação foi mantido intacto e na visita à fábrica é possível conhecer a técnica milenar de produzir cristais a sopro, trazida à Santa Catarina pelos imigrantes europeus. Dos fornos ferventes, o cristal sai pela cana de vidreiro, onde é soprado pelo artesão para formar a base de sua forma.
Também com trabalho manual e técnica de sopro, a Cristais Tavares é uma das maiores fábricas de decoração artesanal do Brasil, produzindo arte em vidro.
Em cada uma delas, a partir da técnica, paciência e delicadeza, os mestres vidreiros dão forma a peças de cristais cheias de brilho, transparência, resistência e design personalizado.
5. Uma volta pela história da porcelana Schmidt (20 minutos)

O Memorial Schmidt expõe peças de porcelana que marcaram diferentes épocas no Brasil – Foto: Visite Pomerode/Divulgação
O Memorial Schmidt vai oferecer não apenas a história da fábrica de porcelanas nascida em Pomerode, como também parte da história de tradições e costumes do Brasil.
As peças são divididas em décadas, separadas também por eventos comemorativos, além de louças com brasões de governos e também de empresas não mais existentes, como a companhia aérea Varig.
Ao lado do memorial há uma loja de fábrica para quem quer fazer compras com valores mais em conta.
6. Para entender a história de Pomerode (duração 1h30)
A Pequena Alemanha (ou a Cidade Mais Alemã do Brasil) tem parte de sua história retratada oficialmente em museus espalhados pela cidade. No Centro, indicamos a visita ao Museu Interativo Brasil Alemanha e ao Museu Pomerano.
O primeiro é um museu tecnológico e cheio de recursos interativos que apresenta a relação entre os dois países. É possível descobrir como eram as viagens da Europa até o Brasil, escutar cartas dos imigrantes, responder um quiz sobre paisagens brasileiras e alemãs e descobrir curiosidades e dados diversos sobre os dois países.
A menos de 200 metros, o Museu Pomerano expõe documentos históricos, além de peças que remetem à história da cidade e de seus imigrantes.
Por meio de móveis, carroças, vestuário, instrumentos musicais, utensílios de cozinha é possível ter uma noção de como era a vida no século 19 em Pomerode.
7. Fazer compras tradicionais (duração 1h30)
As comprinhas de souvenirs e produtos são tradicionais em viagem, mas aqui o “tradicional” também tem relação com os produtos que são típicos da cidade. Por exemplo: Pomerode possui a única Escola de Tornearia em Madeira do Brasil, baseada em técnicas usadas na Alemanha. Vale conferir os trabalhos na loja da Associação dos Artistas e Artesãos em Madeira.
Ao lado dela está a loja Feito à Mão, com trabalhos de diferentes artesãos da cidade. Destaque para o Bauernmalerei, uma técnica alemã de pintura livre e rica em detalhes de temas florais que decora peças de madeira, de cerâmica, entre outros materiais.
Poucos passos a mais para frente e se chega à loja de fábrica da Olho Embutidos e Defumados, marca que é pioneira na fabricação da Linguiça Blumenau, patrimônio cultural de Santa Catarina.
Além de todos os produtos Olho, como linguiças, salames, bacons, entre outros, a loja é toda interativa e instagramável, com painéis históricos, sugestões de receitas, uma máquina de pelúcia e até um arcade.
Praticamente ao lado, está outra tradicional empresa da cidade, a Pomerode Alimentos, que tem uma linha de queijos fundidos artesanais em bisnagas, única no Brasil.
O mais tradicional deles é o Creme de Parmesão Kraeuterkaese (se pronuncia Króitakêse), receita de mais de 70 anos e que utiliza uma erva vinda da Alemanha. Esses e outros sabores estão disponíveis para a prova na loja.
8. Beber uma cerveja Schornstein
O primeiro dia do roteiro do que fazer em Pomerode pode encerrar na mesa do Kneipe, bar oficial da cervejaria pomerodense que produz cervejas artesanais de 10 estilos diferentes. O bar está instalado na antiga fábrica cervejeira, cujo imponente chaminé de 30 metros de altura deu nome à marca. Em alemão, “Schornstein” é chaminé.
As bebidas podem ser harmonizadas com diferentes pratos, incluindo os típicos da imigração alemã. “Ein Prosit”!
Confira abaixo no mapa as distâncias entre os pontos turísticos da segunda parte do roteiro do que fazer em Pomerode.
O que fazer em Pomerode – 2º dia
O roteiro do segundo dia do que fazer em Pomerode se concentra na bucólica Rota do Enxaimel, patrimônio nacional. A seis quilômetros do Centro da cidade, o roteiro rural reúne casas históricas abertas à visitação, lojas de produtos artesanais, restaurantes, visitação a uma premiada fábrica de chocolates e trilha em meio à natureza. Por esses todos motivos, o roteiro dedicou um dia inteiro à ela, para que você possa desfrutá-la com tranquilidade.
1. Conhecer uma das melhores vilas turísticas do mundo
O título foi dado pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 2021, para a Rota do Enxaimel, um percurso de 16 quilômetros na localidade de Testo Alto que concentra a maior quantidade de casas em estilo enxaimel fora da Alemanha.
Ao todo, são 56 casas catalogadas e construídas com uma técnica antiga utilizando tijolos e vigas de madeira aparentes. Pela preservação da história e da memória imigratória, essa rota de Pomerode foi tombada como patrimônio pelo Iphan.
A rota pode ser percorrida a pé, de bicicleta, carro e na companhia de guias turísticos da cidade. Ao longo do percurso há ao menos duas casas abertas à visitação, a Casa Siewert e a Casa Radünz, além de lojas de bolachas artesanais, conservas, artesanato e adega. Outro destaque do roteiro é a visita à fábrica da Nugali, um dos chocolates mais premiados do Brasil.
Ao longo do percurso, você encontra três restaurantes, dois deles com comida típica alemã e outro especializado em trutas. Há também algumas opções de hospedagem.
Fora isso tudo, a paisagem bucólica, cercada de campos e colinas verdes completa a experiência. Aos amantes de trilha, na Rota do Enxaimel também é possível fazer uma trilha leve em meio à mata com destino a algumas cachoeiras.
Confira a seguir o mapa com todas as atrações da Rota do Enxaimel em Pomerode.