
O período de reprodução de jacarés na Flórida, Estados Unidos, que começa em abril e segue até junho, deixa os moradores de muitas cidades em alerta para a necessidade de precaução ao circular próximo a lagos, rios e pântanos, especialmente em áreas conhecidas pela presença desses animais.
A Flórida é o lar de mais de 1 milhão de jacarés, e eles podem ser encontrados em todos os 67 condados. Então, as chances de você ver um jacaré por lá são muito altas.
De acordo com especialistas, este é o período de atenção, porque os jacarés-fêmeas guardam seus ninhos ferozmente, protegendo-os de predadores. E esse instinto protetor pode, às vezes, acabar em encontros perigosos.
E os machos, que disputam território com as fêmeas, também ficam mais agressivos.

Quando os jacarés atacam
Segundo afirmou Joe Wasilewski, especialista em vida selvagem do Centro de Pesquisa e Educação da cidade de Fort Lauderdale, da Universidade da Flórida, ao site local de notícias Wusf.org, os jacarés geralmente não mordem as pessoas por outras razões que não a comida.
A maioria dos ataques ocorre perto ou em áreas habitadas por jacarés, particularmente onde as pessoas costumam alimentar jacarés, o que é ilegal. Quando eles são alimentados, perdem o medo das pessoas e se tornam perigosos.
De acordo com números da Comissão de Conservação de Peixes e Vida Selvagem da Flórida, desde 1948, foram registradas cerca de 490 mordidas de jacarés e 27 mortes no estado. Na última década, houve uma média de 8 mordidas não provocadas por ano.
Dicas de segurança
Sempre nesta época do ano, as autoridades da Flórida costumam alertar os moradores de cidades com grande incidência de jacarés sobre cuidados que devem ser tomados para se evitar acidentes.

Entre as dicas de segurança, estão supevisionar as crianças quando elas estão brincando ou perto da água; nadar apenas em áreas designadas e durante o dia, porque os jacarés são mais ativos entre o anoitecer e o amanhecer, e manter os animais longe das áreas que podem conter jacarés.
Também é importante nunca alimentar jacarés ou jogar restos de peixes na água.
E, se for mordido, a orientação é que a pessoa lute e forneça o máximo de ruído e resistência possível. Bater, chutá-lo ou cutucá-lo nos olhos pode fazer com que ele se afaste.
As mordidas, muitas vezes, levam a infecções graves, por isso é fundamental buscar atendimento médico imediatamente.