
Segundo o governo do estado, número de praças que serão instaladas a partir de abril de 2026 reduziu de 13 para nove. Medida foi decretada menos de uma semana depois após Tarcísio de Freitas dizer que considerava rever as concessões dos pedágios. Praça de Pedágio da CCR SPVias
Divulgação/Comunicação CCR SPVias
O Governo de São Paulo anunciou, nesta quarta-feira (16), que reduzirá a quantidade de pedágios free flow que serão instalados na região de Sorocaba (SP) a partir de abril de 2026. A medida foi decretada menos de uma semana depois de Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirmar, durante uma coletiva de imprensa em Lençóis Paulista (SP), que pretendia rever as concessões dos pedágios das rodovias após dúvidas e discussões da população local.
Segundo a gestão, apenas nove das 13 praças anunciadas anteriormente serão instaladas nas rodovias da região. A exclusão envolve, inclusive, dois pedágios da Rodovia Raposo Tavares (SP-270), que estavam previstos entre as rodovias João Leme dos Santos (SP-264) e Celso Charuri (SPA-91/270). Confira a lista completa:
Raposo Tavares (SP-270): duas unidades a menos;
Castelinho (SP-075): uma unidade a menos;
Celso Charuri (SPA-91/270): uma unidade a menos.
Além disso, a praça que atualmente funciona em Alumínio (SP) e divide a cidade em duas partes será desativada e reposicionada em outro local a partir do sistema free flow, visando eliminar a cobrança em pequenos deslocamentos locais.
De acordo com o governador, há a preocupação de deixar os moradores que circulam pela via sem cobranças e, assim, há um investimento considerado relevante nas pistas marginais da rodovia.
“Às vezes, percebemos que podemos melhorar o modelo e nos sensibilizarmos com coisas que não foram pensadas antes. A ponderação que estamos fazendo agora é que se será, de fato, suficiente. Se chegarmos na conclusão que não, vamos alterar sim. O objetivo da concessão é trazer mais investimento, não ônus excessivo para quem vai se deslocar de um bairro para outro”, pontua.
Os demais pedágios, anunciados pela Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) nas regiões de Sorocaba e Itapetininga (SP) em março, estão mantidos. Além disso, as praças já existentes, que funcionam por meio de cabines manuais e automáticas, serão desativadas para dar espaço ao novo sistema.
A instalação dos pedágios em Sorocaba gerou polêmica entre os moradores e foi motivo de audiência pública na Câmara.
O novo lote, denominado “Rota Sorocabana”, está em vigor desde 30 de março e possui validade de três décadas. Na mesma data, as tarifas atuais foram reduzidas e passarão por uma nova diminuição a partir do início do funcionamento das praças free flow. Veja a lista atualizada:
Sorocaba
Raposo Tavares (SP-270) – O governo não anunciou qual quilômetro do pedágio da Raposo foi mantido. No anúncio inicial, os pedágios ficariam nos quilômetros 86, 95,1 e 101,3.
São Roque
Castello Branco (SP-280) – km 59,9;
Raposo Tavares (SP-270) – km 58,1;
Lívio Tagliassachi (SPA-053) – km 5,8.
Piedade
Raimundo Antunes Soares (SP-79) – km 107,9;
Bunjiro Nakao (SP-250) – km 91,5.
Salto de Pirapora
João Leme dos Santos (SP 264) – km 111,6.
Pilar do Sul
Francisco José Ayub (SP-264) – km 130,6;
Nestor Fogaça (SP-250) – km 122,9.
Capão Bonito
Sebastião Camargo Penteado (SP-250) – km 162,8.
Tapiraí
SP-79 – km 138.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM