

Saiba tudo sobre o vírus da gripe e previna-se contra a doença. — Foto: Pixabay/Polina Tankilevitch/ND
A gripe é uma doença contagiosa causada por vírus que afeta principalmente as vias respiratórias. O vírus influenza costuma se espalhar com facilidade especialmente durante os meses mais frios do ano e circula principalmente em lugares fechados.
Mas quantos tipos de vírus da gripe existem? A doença pode evoluir para quadro grave? Qual é a melhor forma de prevenir? Para responder essas e outras dúvidas comuns sobre a gripe, preparamos um guia com tudo o que você precisa saber de forma atualizada!
O que é o vírus da gripe?
A gripe é uma infecção aguda que ocorre no sistema respiratório do corpo humano. É provocada pelo vírus da influenza com taxa alta de transmissão entre indivíduos, especialmente em locais fechados e com baixa circulação de ar.
Tipos de vírus da gripe

Você conhece todos os subtipos de vírus da gripe? — Foto: Pixabay/ND
Segundo o Ministério da Saúde, existem quatro tipos de vírus influenza, o vírus da gripe, identificados: A, B, C e D.
Os tipos A e B são os principais responsáveis por epidemias sazonais, ou seja, que ocorrem em determinada época do ano por conta do clima ou da estação. O vírus tipo A pode ser considerado o mais preocupante, já que é o principal causador de grandes pandemias. Isso quer dizer que este subtipo de vírus atinge uma população bem maior, em vários territórios diferentes e ao mesmo tempo.
Vírus influenza tipo A
O vírus influenza tipo A é encontrado em outras espécies, além dos seres humanos. Animais como porcos, cavalos, mamíferos marinhos e aves podem disseminar esse tipo de vírus.
No caso das aves, isso ocorre durante o período de migração, disseminando naturalmente a doença entre vários pontos do mundo. Além disso, o vírus influenza tipo A apresenta subtipos, como A(H1N1) e A(H3N3), levando em consideração 2 proteínas diferentes: a Hemaglutinina (HA ou H) e a Neuraminidase (NA ou N).
Outros vírus tipo A, de origem animal, também infectam seres humanos, podendo causar quadros graves de doença. Como exemplo, temos o vírus A(H5N1), A(H7N9), A(H10N8), A(H3N2v) e A(H1N2v).
Vírus influenza tipo B
O vírus influenza tipo B é exclusivo de infecção humana. Além disso, o tipo B não tem classificações em subtipos, como acontece com o tipo A.
Vírus influenza tipo C
O vírus influenza tipo C infecta tanto humanos, quanto suínos. No entanto, é detectado com menos frequência, aparecendo em quadros mais leves.
Vírus influenza tipo D
O vírus influenza tipo D foi identificado em 2011, nos EUA, em suínos e bovinos. Segundo o Ministério da Saúde, o vírus foi isolado na época e não apresentou infecções em seres humanos.
Sintomas da gripe

Conheça os sintomas da gripe que podem aparecer nos primeiros dias de contaminação. — Foto: Imagem gerada por IA/ND
Os principais sintomas do vírus da gripe são:
- Febre;
- Dor de garganta;
- Tosse;
- Dor no corpo;
- Dor de cabeça.
Os sintomas da gripe também podem variar conforme a idade do indivíduo:
- Criança: em crianças, a temperatura pode atingir níveis mais altos, entrando em quadro febril. É comum aparecerem sintomas gastrointestinais;
- Adulto: o quadro clínico em adultos varia mais, considerando outros fatores do organismo;
- Idoso: é comum ter quadro mais febril e, poucas vezes, acompanhado de outros sintomas.
Outros sintomas da gripe
Alguns sintomas do vírus da gripe podem aparecer repentinamente ou em quadro mais graves:
- Calafrios;
- Mal-estar;
- Cefaleia (dor de cabeça;
- Mialgia (dor muscular);
- Dor nas juntas;
- Prostração (fraqueza/cansaço);
- Secreção nasal excessiva (nariz “entupido”/nariz “escorrendo”);
- Diarreia;
- Vômito;
- Fadiga (falta de ar);
- Rouquidão;
- Olhos avermelhados e lacrimejantes.
A gripe pode se tornar grave?
Alguns quadros do vírus da gripe podem se tornar mais graves e evoluir, complicando a recuperação e o tratamento. Pessoas com doenças crônicas, idosos e crianças nos 2 primeiros anos de vida têm mais risco de apresentar quadro agravado.
Conforme o Ministério da Saúde, as complicações mais comuns são:
- Pneumonia (bacteriana ou viral);
- Sinusite (doença respiratória);
- Otite (inflamação no ouvido);
- Desidratação;
- Piora do quadro de doenças crônicas.
Como o vírus é transmitido?
O vírus da gripe pode ser transmitido através da tosse, espirro ou contato próximo com uma pessoa contaminada. Alguns tipos da gripe são sazonais, aparecendo mais no tempo frio, quando as pessoas ficam em ambientes fechados e com pouca circulação de ar.
Como prevenir a gripe?

A vacinação é a ação mais indicada para prevenir a contaminação do vírus da gripe. — Foto: Canva/ND
Conforme o Ministério da Saúde, recomenda-se a vacina da gripe como a forma mais eficaz de prevenção contra o vírus da gripe. A vacinação ocorre anualmente, gratuitamente, nos postos de saúde, seguindo uma ordem de grupos prioritários (idosos, crianças, gestantes, etc).
A vacina da gripe é oferecida pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e protege contra os três subtipos do vírus da gripe: H1N1, H3N2 e tipo B. Segundo dados do Ministério da Saúde, a vacina é capaz de evitar até 70% dos casos graves e dos casos de óbito provocados pela doença.
Ações que evitam a propagação e a contaminação pelo vírus da gripe
- Lave bem as mãos com água e sabão antes de pegar nos alimentos;
- Utilize álcool em gel;
- Utilize lenço descartável para higiene nasal;
- Cubra o nariz e a boca ao espirrar ou tossir;
- Evite tocar nos olhos, nariz e boca;
- Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
- Procure ambientes com mais circulação de ar;
- Evite contato com pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe;
- Adote uma alimentação saudável e pratique exercícios físicos para fortalecer seu sistema imunológico.
Tratamento da gripe
Além de medicamentos sintomáticos e hidratação para aliviar os primeiros sintomas, como dor de cabeça, cansaço e garganta inflamada, o Ministério da Saúde adota como tratamento o uso do antiviral Fosfato de Oseltamivir.
Recomenda-se começar o tratamento nas primeiras horas do início dos sintomas para não agravar o quadro de saúde. Caso a pessoa não tenha melhora, é indicado procurar um especialista para investigar o caso.
Mitos e verdades sobre o vírus da gripe

Saiba o que é verdade e o que é mito sobre o vírus da gripe. – Foto: Canva/ND
Gripe pode virar pneumonia?
Sim. O vírus da gripe pode se agravar e se tornar um quadro de pneumonia. Por isso, recomenda-se atenção as primeiras horas de sintomas e, em caso de não melhora, procurar imediatamente um profissional da saúde.
Gripe H1N1 ainda circula?
O vírus H1N1 teve seu primeiro registro identificado pelos pesquisadores em 1918. Após isso, o vírus passou por uma série de gerações, mudanças genéticas e parte do seu material esteve presente em outras variações do vírus.
Isso significa que o H1N1 pode circular atualmente, mas não da mesma forma original em que surgiu.
Qual a diferença entre gripe e resfriado?
O resfriado é causado, na maioria, por um rinovírus, vírus diferente do causador da gripe. Os sinais costumam ser coceira no nariz, irritação na garganta, espirros e secreções nasais.
Ao contrário da gripe, o resfriado tem sintomas mais leves e passageiros, não costuma, por exemplo, apresentar febre. A maioria das pessoas é infectada mais de uma vez ao ano pelo vírus do resfriado. Enquanto o vírus da gripe, se manifesta com menos frequência.
*Com informações do Ministério da Saúde, Biblioteca da Saúde, Hospital Albert Einstein e Departamento de Microbiologia da Universidade de São Paulo.