
Investigações também encontraram conteúdos com imagens de pessoas mortas, abuso contra animais, abuso sexual, necrofilia, autópsias, assassinatos e violência em geral. Os mandados foram expedidos pela Vara Especializada da Infância e da Juventude
Polícia Civil de Mato Grosso
Um adolescente de 16 anos foi alvo da “Operação Discordância”, cumprida nesta terça-feira (15), por suspeita de promover a prática de automutilação entre jovens menores de idade, em uma plataforma digital, em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá. De acordo com a Polícia Civil, na casa do suspeito foram cumpridos mandados de busca e apreensão.
As ordens judiciais foram expedidas pela Vara Especializada da Infância e da Juventude do município, com base em investigações da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI), que apontaram que o adolescente usava as redes sociais para disseminar esse tipo de conteúdo.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1MT no WhatsApp
Segundo a Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI), as investigações começaram a partir de informações coletadas pelo Laboratório de Operações Cibernéticas da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), quando foi identificado que o adolescente apresenta alto potencial risco à integridade de crianças e adolescentes.
De acordo com o delegado Gustavo Godoy, que conduz o caso, o jovem já havia sido alvo da Operação Mão de Ferro, deflagrada no ano passado, quando foi cumprido um mandado de busca e apreensão por crimes como cyberbullying, induzimento à automutilação e apologia ao nazismo em redes sociais e fóruns virtuais.
Na nova operação, os policiais apreenderam o celular do adolescente, que será periciado para identificar outros possíveis envolvidos e preservar eventuais vítimas. Por determinação da Justiça, todos os perfis do jovem nas redes sociais também foram excluídos.
Operação Mão de Ferro
Operação investiga adolescente de 16 anos suspeito de apologia ao nazismo em MT
No dia 1° de agosto de 2024, a Polícia Civil de Mato Grosso cumpriu dois mandados de busca domiciliar durante a Operação Mão de Ferro em Rondonópolis, com o objetivo de combater crimes de ódio no ambiente virtual. Durante o cumprimento da ação, foram encontradas mensagens e postagens com conteúdo de apologia ao nazismo, cyberbullying e automutilação vinculados ao adolescente de 16 anos, que, na época, foi apreendido.
Segundo a Polícia Civil, também foram encontrados conteúdos em que há imagens de pessoas mortas, abuso contra animais, abuso sexual, necrofilia, autópsias, assassinatos e violência em geral, além de compartilhamentos de senhas de usuários de sistemas de segurança pública de outros estados.
LEIA MAIS:
Alunos postam foto com pose que remete ao nazismo com legenda ‘O terror das feministas’ e são advertidos por escola em Cuiabá
Igreja afasta pastor após repercussão de saudação nazista