
Um terremoto de magnitude 5,2 atingiu o Condado de San Diego, nos Estados Unidos, na manhã desta segunda-feira (14), provocando tremores sentidos em diversas regiões do sul da Califórnia, incluindo partes de Los Angeles. As informações foram divulgadas pelo Serviço Geológico dos EUA.
Segundo 4 Los Angeles, o epicentro foi registrado por volta das 14h (horário de Brasília) na região de Julian, uma comunidade com cerca de 1.500 habitantes localizada a aproximadamente 209 quilômetros a sudeste do centro de Los Angeles e a 96 quilômetros a nordeste de San Diego.
O abalo acionou alertas de emergência em celulares no Condado de Los Angeles e regiões vizinhas. “Durou tempo suficiente para que meu alerta disparasse”, relatou Kathleen Dolan, moradora de Temecula à 4 Los Angeles.
Após o tremor principal, foram registrados vários abalos secundários com magnitude igual ou superior a 2,5.
De acordo com a sismóloga Dra. Lucy Jones, em entrevista a 4 Los Angeles, o terremoto provavelmente está relacionado à Falha de Elsinore, que corre paralelamente à famosa Falha de San Andreas.
A Fox divulgou que o governador da Califórnia Gavin Newsom foi informado sobre o terremoto e está trabalhando com socorristas locais para avaliar os danos.