
O projeto inovador foi desenvolvido por alunos do 3º ano do ensino médico da Escola Madre Imaculada sob orientação do professor Alenilson Ribeiro, da disciplina de História. Visitantes puderam jogar e aprender mais sobre a Primeira Guerra Mundial
Uma exposição na Escola Estadual Madre Imaculada marcou a apresentação de trabalhos do projeto intitulado “Criação de Jogos Manuais: Primeira Guerra Mundial”, onde alunos das turmas do 3º ano do ensino médio, mostraram à comunidade escolar os jogos interativos desenvolvidos por eles sob a orientação do professor Alenilson Ribeiro, da disciplina de História.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Segundo o professor, o projeto nasceu com o objetivo de proporcionar uma abordagem lúdica e criativa sobre a história desse evento tão significativo que foi a primeira guerra mundial, incentivando os alunos a explorarem diferentes aspectos da guerra por meio da elaboração de jogos interativos.
Exposição interativa de jogos reuniu alunos no pátio da Escola Madre Imaculada
Alenilson Ribeiro
Na exposição, cada equipe teve um espaço dedicado para expor o jogo criado e seus respectivos cartazes explicativos. O evento permitiu que os visitantes, incluindo outros alunos e professores, participassem ativamente, jogassem e aprendessem sobre os detalhes históricos que influenciaram os jogos.
Os alunos também tiveram a oportunidade de explicar as regras dos jogos e detalhar os aspectos históricos abordados, incentivando a participação do público. A intenção foi criar um ambiente de aprendizado interativo, onde o público pudesse absorver o conteúdo de forma divertida e envolvente.
Estudantes tiveram a colaboração de bolsistas do PIBID da Ufopa
Alenilson Ribeiro
Além disso, o projeto integra o conteúdo curricular de História com a prática, permitindo que os alunos construam um conhecimento mais profundo sobre o tema de maneira interativa e colaborativa.
Estimulando competências
De acordo com o professor Alenilson Ribeiro, ao mesmo tempo em que promove o aprendizado dos alunos por meio da criação de jogos manuais, o projeto estimula competências essenciais como trabalho em equipe, pesquisa histórica, criatividade e pensamento estratégico.
Para a exposição, cada equipe de alunos ficou responsável por estudar um tema específico relacionado à Primeira Guerra Mundial e usá-lo como base para a construção do jogo. Entre os temas abordados: batalhas históricas, figuras importantes, estratégias militares e até as consequências sociais e políticas do conflito.
Impacto positivo
Ao trabalhar em equipe, os alunos puderam aprimorar suas habilidades de comunicação, organização e resolução de problemas. Além disso, o desenvolvimento de jogos lúdicos como forma de aprendizado pode ter um impacto positivo na forma como os alunos se relacionam com a história, tornando o estudo mais prazeroso e memorável.
Comunidade escolar teve oportunidade de aprender sobre a primeira guerra através de jogos criados pelos alunos
Alenilson Ribeiro
Para o professor Alenilson Ribeiro, o projeto pedagógico tem o potencial de engajar toda a comunidade escolar, criando um espaço de troca de conhecimento entre os alunos, professores e demais participantes. “Nossa expectativa é que os alunos tenham não apenas aprendido sobre a Primeira Guerra Mundial, mas que a partir dos trabalhos realizados, eles também se tornem mais criativos, críticos e aptos a trabalhar colaborativamente”, disse.
O projeto contou com o apoio dos estudantes do PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – do curso de História da Ufopa: Dionata Rebelo, Ester Vieira da Silva, Ingrid Maiele Silva Duarte, Isabelle Lopez Pereira, Manuela Viana, Pedro Jorge Cardoso dos Santos, Raynan Santos da Rocha e Ângela Rydla Maciel Tavares.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região