
Cidade já chegou a ficar na 2ª colocação em 2023, hoje está em 8º, de acordo com o levantamento realizado pelo Instituto Trata Brasil em 2024. Santos (SP) perde seis posições, mas segue entre as 10 cidades com melhor saneamento básico em 2024
Alberto Marques/Arquivo A Tribuna Jornal
Santos, no litoral de São Paulo, caiu da 2ª para a 8ª colocação no ranking de saneamento básico elaborado pelo Instituto Trata Brasil em 2024. O levantamento avalia os 100 municípios mais populosos do país com base em dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
Segundo o instituto, a classificação considera três quesitos principais: nível de atendimento, melhoria do atendimento e nível de eficiência dos serviços prestados.
Ranking de cidades com melhor saneamento básico em 2024
Maringá (PR)
São José do Rio Preto (SP)
Campinas (SP)
Limeira (SP)
Uberlândia (MG)
Niterói (RJ)
São Paulo (SP)
Santos (SP)
Cascavel (PR)
Ponta Grossa (PR)
Apesar da queda, Santos ainda apresenta índices elevados de cobertura no quesito “nível de atendimento”, com 98,30% da população atendida. O indicador de atendimento total de esgoto chegou a 95,89%, enquanto o de tratamento total de esgoto ficou em 81,92%.
A queda no ranking, no entanto, ocorreu porque outras cidades avançaram mais rapidamente nos quesitos de melhoria e eficiência. Um exemplo é Maringá, que subiu da 14ª para a 1ª posição em apenas um ano.
O que diz a Prefeitura de Santos
Em nota, a Prefeitura informou que segue investindo para ampliar o acesso ao saneamento básico, especialmente em áreas carentes como a Vila Pantanal e o Dique da Vila Gilda. As ações incluem regularização fundiária e reurbanização de regiões com submoradias.
Ainda segundo o município, foi encaminhado ao Ministério das Cidades, em março deste ano, um projeto de reurbanização da Vila Pantanal, dentro do Novo PAC. A proposta prevê melhorias habitacionais e acesso a serviços essenciais.
A Prefeitura destacou também o andamento do projeto-piloto Parque Palafitas, na Zona Noroeste, que prevê a construção de 60 moradias no Dique da Vila Gilda. Um Grupo Técnico de Trabalho acompanha a iniciativa, com foco em saneamento, drenagem e mobilidade urbana.
Outras cidades da Baixada Santista sobem no ranking
Enquanto Santos perdeu posições, outras cidades da Baixada Santista registraram avanços expressivos. Praia Grande saltou da 34ª posição em 2023 para a 12ª em 2024 — um avanço de 22 colocações.
Já o Guarujá subiu 20 posições, passando da 55ª para a 35ª colocação no ranking deste ano.
Segundo o relatório, entre os 100 municípios mais populosos do país, apenas três atingiram a universalização do saneamento básico, com cobertura total dos serviços à população.
Entre as 100 cidades mais populosas do país, 3 atingiram a meta de universalização do saneamento básico
Sabesp
Em nota, a Sabesp informou que assinou um novo contrato de concessão em julho de 2024, o que vai garantir um investimento de mais de R$ 70 bilhões até 2029, com R$ 7,5 bilhões destinados à Baixada Santista.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos