Não jogue fora! Mastigue essa folha e fortaleça sua imunidade naturalmente

Imagem de folha de moringa e ela em pó

Mastigar folha de moringa pode trazer diversos benefícios à saúde – Foto: Canva/ND

Você sabia que mastigar a folha de moringa pode fortalecer a sua imunidade? Rica em nutrientes, a planta — conhecida como “árvore-milagrosa” — vem ganhando destaque pelos seus benefícios comprovados para a saúde.

Para quem não sabe, a moringa é rica em vitaminas, minerais e antioxidantes. Seu perfil nutricional poderoso — incluindo vitaminas A, C e E, cálcio, ferro, potássio e compostos bioativos como isotiocianatos —, as folhas oferecem benefícios significativos para a saúde.

 

Benefícios da folha de moringa para a saúde

Saiba por que consumir folha de moringa pode trazer diversos benefícios à saúde:

1. Reforço da imunidade

Elas são fontes naturais de vitamina C, que estimula a produção de leucócitos (células de defesa) e fortalece o sistema imunológico.

Um estudo publicado pelo Frontiers in Pharmacology em 2018 aponta que os antioxidantes presentes na planta — como quercetina e ácido clorogênico — tem efeito imunomodulado.

2. Controle do açúcar no sangue

Compostos como os isotiocianatos, presentes nas folhas de moringa, atuam na regulação da glicose.

Um estudo publicado no ResearchGate, em 2023, afirma que pessoas com diabetes tipo 2 que consumiram 50 gramas de folhas frescas de moringa por dia apresentaram reduções significativas nos níveis de glicemia pós-refeição.

3. Melhora da digestão e da saúde intestinal

A moringa possui ação prebiótica  por conter fibras solúveis e compostos anti-inflamatórios.

Conforme um artigo publicado pelo NIH (National Institutes of Health), a planta ajuda a equilibrar a microbiota intestinal e contribui para o alívio de sintomas como prisão de ventre, inchaço e gastrite.

Imagem dos suplementos de folha de moringa

Suplementar a folha de moringa pode auxiliar no controle de peso – Foto: Canva/ND

4. Auxílio no controle do peso

Além de ser pobre em calorias, a moringa tem efeito termogênico leve e promove saciedade. O artigo do NIH complementa que a suplementação com extrato de moringa pode ser benéfico em mulheres com sobrepeso.

No artigo explica que a suplementação resultou em perda de peso moderada e redução da circunferência abdominal após oito semanas.

5. Fortalecimento de ossos e articulações

O consumo regular das folhas auxilia na manutenção da densidade óssea, especialmente em mulheres após os 30 anos e pessoas com mais de 60 anos.

Uma pesquisa publicada pelo ResearchGate, em 2016, o cálcio vegetal da moringa, associado ao ferro e fósforo presente na planta, contribui para prevenir doenças como osteoporose e artrite.

O consumo regular das folhas auxilia na manutenção da densidade óssea, especialmente em mulheres após os 30 anos e idosos. Segundo pesquisa publicada na International Journal of Molecular Sciences (2019), o cálcio vegetal da moringa, associado ao ferro e fósforo presentes na planta, contribui para prevenir doenças como osteoporose e artrite.

Imagem de pó de folha de moringa e folha de moringa dentro de pote

Para consumir a planta, você pode comê-la in natura ou com os suplementos – Foto: Canva/ND

Como consumir?

A NIH recomenda mastigar de 5 a 6 folhas diariamente, preferencialmente em jejum ou antes das refeições.

Vale destacar que o efeito é gradual e contínuo: os benefícios aparecem com o uso regular e de longo prazo, respeitando os princípios da fitoterapia e da alimentação funcional.

*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.