
Nos últimos anos, surgiu um novo estilo de decoração que vem ganhando muito destaque no mundo do design. A tendência conhecida como “cozinha sem móveis” consegue deixar o espaço mais estiloso, ampliado e pessoal. Confira o que é essa nova moda, segundo a revista americana, Martha Stewart, e aposte nesse estilo independente.

Cozinha sem móveis deixará seu espaço mais estiloso e pessoal – Foto: Bel Fontana/ @bel0961/ Pinterest
Esse espaço nomeado de “cozinha sem móveis” inclui elementos independentes, como aparadores de madeira e ilhas de bloco de açougueiro. Esse conceito de móveis não planejados refere-se a um ambiente que mistura peças de mobiliários, em vez de um espaço tradicional com armários embutidos. Confira como é essa nova tendência e como você poderá incluí-la em sua casa.
“Cozinha sem móveis”: saiba o que é
Pense em uma cozinha sem móveis como um quebra-cabeça de design. Você está juntando peças individuais para criar uma imagem maior e mais estilosa.
Em vez de ir a uma loja e comprar um conjunto de móveis inteiro de uma só vez, com essa abordagem, designers e proprietários agora estão optando por uma instalação peça por peça. Muitas vezes, isso inclui elementos antigos ou reaproveitados, sem precisar depender de elementos tradicionais.

‘Cozinha sem móveis’ consiste em usar decorações distintas e antigas – Foto: Kelsey Wakeman/ @kelseywakemanpins/ Pinterest
Como ela ganhou popularidade
“A cozinha é, geralmente, o coração da casa,” diz a designer de interiores Amanda Meade. “Ao torná-la um espaço mais personalizado, refletindo os gostos do proprietário, cria-se uma sala, não somente uma cozinha.”
Esses espaços, além de divertidos e flexíveis, podem ser usados para o trabalho e socialização, seja recebendo convidados ou relaxando com a família, tendo inúmeras outras funcionalidades, além de ser usados para a preparação de alimentos.
Esse espaço além de divertido pode ser usado para cozinhar e trabalhar – Foto: Stocksy United/ @stocksyunited/ Pinterest
Como projetar uma ‘cozinha sem móveis’
Como os armários embutidos não são uma opção e todos os elementos de uma cozinha não planejada devem ser modificáveis, projetá-la exige uma abordagem um pouco diferente.
Em vez de uma ilha tradicional, por exemplo, muitos especialistas optam por mesas de fazenda vintage ou unidades modulares fáceis de mover. Para espaços menores, é indicado, ao invés de uma ilha, uma península, que, apesar de ser pouco usada, permite uma boa circulação no ambiente.
“Unidades estilo carrinho de armazenamento também permitem flexibilidade, caso você queira criar mais espaço”, afirma Meade.

Em vez de uma ilha tradicional use mesas de fazenda vintage – Foto: Mu Mus/ @mumus123/ Pinterest