Censo da Educação Básica 2024: Bauru registra queda geral nas matrículas, e Marília tem alta na rede pública


Estudo, divulgado nesta quarta-feira (9), embasar a formulação de políticas públicas na área nas esferas federal, estadual e municipal. Bauru registra queda geral nas matrículas e Marília vai na contramão com alta na rede pública
Flávio Florido/EducaçãoSP
Bauru (SP) registrou uma redução no número de alunos matriculados na educação básica tanto na rede pública quanto na privada, em comparação entre 2023 e 2024.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Os dados fazem parte do Censo da Educação Básica 2024, divulgado nesta quarta-feira (9) pelo Ministério da Educação (MEC), com mais de dois meses de atraso em relação à data prevista inicialmente, que era 31 de janeiro.
Já Marília segue na contramão de Bauru e do Estado de São Paulo, com aumento de matrículas no ensino público e queda no privado (entenda os dados abaixo).
As informações do levantamento são indicadores que medem a evasão escolar, modalidades de ensino e educação profissional, para que o governo possa embasar a formulação de políticas públicas na área.
Em Bauru, o número de alunos caiu tanto na púbica quanto na privada. São mais de 57 mil matriculados na rede pública (queda de 1%) e 24 mil na rede privada (queda de 4%).
Apesar da redução, houve aumento na oferta de ensino em período integral: mais de 15 mil alunos na rede pública (crescimento de 4%) e 6,7 mil na rede privada (alta de 2%).
A cidade também teve um aumento na educação profissional. Atualmente, são mais de 3 mil alunos matriculados, com 1,5 mil na rede pública (aumento de 1%) e 1,7 mil na rede privada (crescimento de 20%).
Já Marília apresentou um cenário oposto ao de Bauru. A cidade teve aumento de 1% nas matrículas da rede pública, que agora soma mais de 36 mil alunos. No entanto, a rede privada teve uma queda de 0,6%, com pouco mais de 14 mil estudantes.
No ensino em período integral, a cidade segue a tendência estadual na rede pública, com mais de 12,7 mil alunos (aumento de 4%). Já na rede privada houve queda de 7%, com pouco mais de 1,1 mil estudantes.
Na educação profissional, Marília vai na contramão do Estado: o número de alunos caiu nas duas redes. São quase 2 mil matriculados, sendo 1 mil na rede pública (queda de 0,8%) e 970 na rede privada (redução de 18%).
Censo Escolar registra aumento na evasão escolar do ensino médio
Menos alunos na rede pública em todo o estado
No total, o Estado de SP contabiliza mais de 7,4 milhões de alunos matriculados na rede pública, número que representa uma queda de 1% em comparação com 2023. Já a rede privada teve um aumento de 1%, totalizando 2,5 milhões de alunos.
Mesmo com o número geral de estudantes em queda, houve aumento na quantidade de alunos em período integral. Quase 2 milhões de estudantes da rede pública estão nessa modalidade, o que significa uma alta de 3%. Nas escolas privadas, são mais de 660 mil alunos em tempo integral, crescimento de 2%.
Outro ponto de destaque é a educação profissional (ensino técnico), que teve mais de 500 mil matriculados no Estado.
A rede pública teve crescimento de 21%, com mais de 300 mil alunos, enquanto a rede privada viu uma queda de 10%, totalizando 224 mil matriculados.
Bauru registra queda geral nas matrículas e Marília vai na contramão com alta na rede pública
Marcelo Brandt/G1
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília.
VÍDEOS: assista às reportagens da região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.