
Victor Thiago realizou o primeiro procedimento em 2015, com seis meses de vida, no mesmo ano em que a enfermeira Izabel Lisboa participou pela primeira vez da Operação Sorriso. Reencontro entre enfermeira e família na operação Sorriso em Santarém
Amarildo Gonçalves/TV Tapajós
Começaram nesta quarta (9) as cirurgias para os pacientes beneficiados na 18ª edição da Operação Sorriso em Santarém, no oeste do Pará. O momento é marcado por muita emoção tanto para as famílias dos pacientes selecionados, quanto para os profissionais de saúde envolvidos na operação.
✅ Siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Prova disso foi o encontro emocionante entre Victor Thiago, de 10 anos e a enfermeira Izabel Lisboa, profissional que cuidou do menino quando ele ainda era um bebê.
Victor Thiago passou pelo procedimento pela primeira vez em 2015
Operação Sorriso/Divulgação
O primeiro procedimento de Victor Thiago foi realizado em 2015 quando o menino só tinha 6 meses de vida. Coincidentemente, foi o ano em que a enfermeira Izabel Lisboa participava da operação pela primeira vez.
Hoje, 10 anos depois, o menino, a mãe e a enfermeira se encontram, e o encontro foi emocionante. Victor Thiago agora vai passar pelo procedimento de enxerto ósseo alveolar, procedimento essencial para a reabilitação bucal e e funcional de crianças e adultos com fissura labiopalatina. O menino nasceu com fissura labiopalatina.
A mãe de Victor Thiago, a professora Yara Magalhães falou sobre o sentimento de gratidão aos profissionais da Operação Sorriso.
“Esse projeto é maravilhoso. Transforma as vidas e os sorrisos das crianças, trazendo esse sorriso de volta. É muito gratificante e eu estou muito feliz”, contou Yara.
Bem que a Izabel tentou segurar a emoção, mas ao ver o menino bem, com um sorriso no rosto, não conteve as lágrimas. A enfermeira relembrou a trajetória nesses 10 anos na Operação Sorriso e se emocionou ao ver a mãe de Victor Tiago falando sobre o tratamento que o filho recebeu da equipe.
“Foi uma coincidência, quando a mãe mostrou a foto dele eu falei que cuidei dele em 2015. Então é muito emocionante você ver o resultado do paciente, a evolução dele nesses 10 anos. É muito bonito ver a mãe falar como é o tratamento da equipe multiprofissional. Nós tratamos todo mundo igual, não tem diferença nenhuma. Nosso tratamento é igualitário e humanizado”, contou a enfermeira.
18ª edição da Operação Sorriso em Santarém
Para realização das cirurgias a Operação Sorriso conta com muitos parceiros
Divulgação
Nesta fase, os pacientes vão realizar o procedimento de enxerto ósseo alveolar em pacientes com fissura labiopalatina. No total, 30 pacientes foram selecionados para serem beneficiados com esse procedimento.
A Operação Sorriso é realizada em Santarém desde 2007 e neste período já realizou quase 1000 procedimentos cirúrgicos. De acordo com a diretora executiva da Operação Sorriso, Cristina Murachco com o tempo a equipe evoluiu bastante.
“O sentimento é de muita realização, muita alegria, porque claro, todos os nossos pacientes, ainda mais nesse programa, que são pacientes, alguns deles que já fizeram as primeiras cirurgias com a gente e estão voltando. A gente tem uma sensação de estar em família, de estar junto. É um grupo de pacientes maravilhosos, a gente está muito feliz de estar aqui sempre”, contou Cristina.
Em 2024 a operação não pôde ser realizada, já que a maternidade onde os procedimentos são realizados estava cedida à obstetrícia do Hospital Municipal, atingida por um incêndio. As cirurgias iniciam nesta quarta (9) e seguem até o sábado (12).
Operação Sorriso inicia nova fase de cirurgias em Santarém
VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e Região