
O novo concurso da Polícia Civil do Rio de Janeiro foi oficialmente autorizado. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (9), pelo governador Cláudio Castro, por meio de uma publicação em sua conta no Instagram. O edital deve ser publicado em breve.
Segundo Castro, embora o governo tenha recentemente nomeado candidatos aprovados no último edital, ainda existem muitas vacâncias na corporação. Para suprir esse déficit, foram autorizadas 414 vagas distribuídas entre os seguintes cargos:
Delegado: 85 vagas;
Perito Criminal: 76 vagas;
Perito Legista: 231 vagas;
Piloto Policial: 2 vagas.
Todos os cargos exigem nível superior completo. A remuneração inicial pode chegar a R$ 26.981,77.
O governador também destacou a importância de convocar os Investigadores aprovados no último concurso e pediu apoio dos concurseiros para pressionarem o Governo Federal pela liberação dessas nomeações.
O último concurso da Polícia Civil do RJ foi realizado em 2021, com a oferta inicial de 400 vagas para cargos como Técnico de Necropsia, Inspetor de Polícia, Perito Criminal, Perito Legista, Investigador Policial e Auxiliar de Necropsia. Ao longo do tempo, esse número foi ampliado para 1.677 vagas.
De acordo com a publicação de Cláudio Castro, o novo concurso tem como objetivo preencher as vagas atualmente em aberto na corporação. O próximo passo será a formação da comissão organizadora, que ficará responsável por escolher a banca que elaborará o edital.
Próximas etapas do concurso
Com a autorização publicada, agora o concurso entra em fase de preparação. As próximas etapas previstas são:
Formação da comissão organizadora – grupo responsável por estruturar o concurso. Escolha da banca examinadora – empresa que irá aplicar as provas e organizar o processo seletivo. Elaboração e publicação do edital – documento que trará detalhes sobre cronograma, requisitos, conteúdo programático e fases do concurso. Período de inscrições – após a publicação do edital. Aplicação das provas – com datas a serem definidas.