
Ação foi desencadeada após uma investigação que apura um homicídio ocorrido no dia 20 de março deste ano na cidade. Polícia Civil realiza operação de combate ao tráfico de drogas e homicídios em Januária
A Polícia Civil em conjunto com a Polícia Militar cumpriu 27 mandados de busca e apreensão, e um mandado de prisão preventiva durante a operação denominada “Dualistas”, na manhã desta quarta-feira (9), em Januária. A ação foi desencadeada após uma investigação que apura um homicídio ocorrido no dia 20 de março deste ano na cidade.
“Apurou-se que o evento criminoso representou mais um capítulo de uma verdadeira guerra instalada há anos no município, envolvendo duas Organizações Criminosas: a primeira conhecida como ‘Facção da Galileia’ e a segunda ‘Facção do Jabá/Caic’, as quais, disputando o controle do tráfico de drogas no município, tem executado membros rivais”.
“Em 10 dias a polícia conseguiu apurar as circunstâncias do crime, e evidenciar perante o judiciário que um menor teve participação ativa [no homicídio]. Ele deu sossego e tranquilidade para que um maior executasse o faccionado do bairro Galileia”, explicou o delegado Willian Fernandes.
📲Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
A operação recebeu o nome de “Dualitas” por remeter à bipolaridade estabelecida entre as duas Organizações Criminosas que vem atuando na prática de crimes de homicídio e tráfico de drogas na região.
Operação realizada em Januária
Paula Alves/Inter TV Grande Minas
De acordo com o delegado da PC, o conflito entre facções resultou em um grande número de mortes na cidade nos últimos anos.
“Nessa guerra ao menos 20 pessoas foram assassinadas. Embora haja um contexto de vingança, temos uma investigação mais profunda que apontam que esses homicídios envolvem disputas pelo tráfico na região”.
A ação, que tem por objetivo combater o tráfico de drogas, homicídios e organização criminosa, foi considerada um sucesso pela Polícia Civil.
“Uma operação extremamente exitosa, um golpe firme e contundente na criminalidade violenta da cidade, e que mostra que as entidades policiais estão imbuídas no mesmo fim que é assegurar a população efetivamente o sossego e a tranquilidade”, destacou Willian Fernandes.
Materiais apreendidos pela Polícia Militar
Paula Alves/Inter TV Grande Minas
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.