
Quando o nível de açúcar no sangue atinge níveis altos, o corpo envia mensagens claras que não se pode ignorar, pois eles podem ser sintomas de uma doença mais séria.
Um desses sintomas podem ocorrer com feridas na boca, que é quando o corpo não produz insulina suficiente ou não responde aos sinais enviados pela insulina.
Além das feridas na boca, esses sintomas podem ocasionar visão turva, pele seca, aumento da sede, fraqueza e micção mais frequente.

Feridas na boca podem ser sintomas de níveis desregulados de açúcar no sangue – Foto: Freepik/ND
O CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças) se concentram em estímulos que podem aumentar o açúcar no sangue. A dor causada por queimaduras solares e o estresse são alguns deles, assim como o consumo de café, a insônia e os adoçantes artificiais.
Por que aparecem feridas na boca?
Existem vários sintomas que indicam que os níveis de açúcar no nosso corpo estão altos. Um deles é a frequente necessidade de urinar, além de vertigem e tontura.
Segundo a Clínica Mayo, também há formigamento ou fraqueza nas mãos e dedos. Essa fraqueza pode até levar à incapacidade de mover coisas.
Um outro sintoma importante se manifesta na boca. A necessidade de beber água ao longo do dia, boca seca e pele seca na área também podem ser sintomas de altos níveis de açúcar no sangue, além de feridas na boca aparentes. Todos estes são um sinal claro de hiperglicemia.

Pessoa sente feridas na boca – Foto: Freepik/ND
Úlceras ou feridas na boca que não cicatrizam
Os altos níveis de açúcar no sangue podem causar danos até aos vasos sanguíneos e reduzir o fluxo sanguíneo para feridas na boca e no corpo, retardando sua cicatrização.
Os níveis descontrolados de açúcar no sangue podem contribuir para o enfraquecimento do sistema imunológico, pois feridas expostas ou não cicatrizadas podem infeccionar e causar um problema ainda mais sério.