Dois aviões da Latam são atingidos por pássaros ao pousarem em aeroporto de Guarulhos, Grande SP


Empresa divulgou nota sobre dois incidentes aéreos, conhecidos como ‘bird strikes’, ocorridos em menos de 50 minutos neste sábado (5). Latam informou que aeronaves ‘pousaram em total segurança’, mas não respondeu se elas sofreram danos. Fachada do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, em foto de 2024
Abraão Cruz/TV Globo
Dois aviões da Latam foram atingidos por pássaros ao posarem neste sábado (5) no Aeroporto Internacional de São Paulo em Guarulhos, na região metropolitana. A informação foi divulgada ao g1 pela assessoria de imprensa da empresa aérea.
Por meio de nota, a Latam informou que nenhum passageiro ficou ferido nos incidentes aéreos, que ocorreram em menos de 50 minutos.
“As aeronaves pousaram em total segurança, porém episódios como estes geram grandes impactos em toda a operação”, informa trecho do comunicado da empresa. A Latam não informou se os aviões sofreram algum tipo de dano. E nem de onde partiram ou se seguiriam para outros destinos.
Esse tipo de incidente é conhecido na aviação como “bird strike”.
“A alta incidência de ‘bird strikes’ nos aeroportos brasileiros pode afetar a segurança operacional e acaba prejudicando muitos passageiros com voos cancelados ou atrasados, além de provocar custos adicionais com reparos e manutenção de aeronaves, motores fora de operação e eventual escala de tripulantes reserva”, continua a Latam na nota divulgada à imprensa.
Avião da Latam perde o nariz após bater em pássaro e volta a aeroporto no Rio
Segundo a empresa, só em 2024 a “a LATAM Brasil registrou bird strike (colisão com pássaros) em 513 de seus voos no Brasil. O setor tem alertado para a necessidade de uma gestão eficiente da fauna por parte dos municípios e administradores aeroportuários nas proximidades dos aeroportos brasileiros.”
Procurada pelo g1, a Gru Airport, empresa responsável por administrar o aeroporto em Guarulhos, não se posicionou sobre o caso até a última atualização desta reportagem.
Aeroporto Internacioal de São Paulo, em Guarulhos, em foto de 2024
Reprodução/TV Globo
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.