Esqueça o freezer! Aprenda o que as padarias fazem para conservar pão sem congelar

Quantas vezes você já comprou aquele pão quentinho na padaria e descobriu, no dia seguinte, que ele amanheceu mole, borrachudo e até com mofo?

Conservar pão da maneira certa pode fazer toda a diferença na hora de preservar a maciez, sabor e o frescor do alimento.

Embora o saco plástico seja uma escolha comum para armazenar e conservar pão, ele é um dos maiores culpados pelo alimento perder a textura e o sabor tão rápido. Então, qual é a melhor maneira de conservar pão em casa?

na foto aparece forma de conservar pão para o dia seguinte

Conservar pão para o alimento ficar macio e saboroso – Foto: Pixabay/ND

Como conservar pão em casa?

O saco plástico é um velho conhecido na hora de guardar alimentos, mas quando se trata de armazenar e conservar o pão, ele é uma péssima escolha.

Isso porque o plástico impede a circulação de ar e retém a umidade e isso favorece o surgimento de mofo e faz com que o pão perca sua textura crocante.

Com o tempo, o plástico pode transferir odores para o alimento, impactando em seu sabor.

Como guardar pão para não endurecer

Se o saco plástico não é a solução, qual é a melhor alternativa? Confira algumas dicas que vão te ajudar a conservar pão em casa:

  • Use sacos de algodão ou linho: esses tecidos são ideais porque permitem que o pão “respire”, mantendo a umidade controlada e evitando que o mofo se desenvolva rapidamente. Além disso, eles ajudam a preservar a crocância da casca e prolongam a vida útil do pão.
  • Invista em uma caixa de pão: as tradicionais caixas de pão de madeira, cerâmica ou metal também são ótimas para quem deseja manter o pão fresquinho. Elas oferecem frescor ao alimento e ajudam a preservar a maciez do interior e a crocância da casca.
  • Pano de cera de abelha: essa é uma opção sustentável e eficaz. O pano de cera de abelha é um tipo de tecido revestido com cera natural, que mantém a umidade no ponto certo e permite com que o ar circule e isso ajuda a conservar o pão.
  • Papel de seda ou toalha de pano: se você não tem acesso a uma caixa de pão ou pano de cera, o papel de seda ou uma simples toalha pode ser a solução perfeita. Ao utilizar esses materiais, é possível que o pão respire sem ressecar ou ficar úmido em excesso.
na foto aparece um alimento que serve para conservar pão sem ser na geladeira

pão integral – Foto: Pixabay

Como recuperar o pão amanhecido?

Mesmo com o armazenamento correto para conservar pão, é possível que o alimento comece a endurecer após alguns dias.

Mas existe uma solução para isso: borrife um pouco de água na casca do pão e leve-o ao forno por cerca de 10 minutos a 180ºC. O vapor vai reidratar o pão, deixando-o crocante por fora e macio por dentro.

Dicas adicionais para manter o pão fresco

  • Nunca guarde o pão na geladeira: muitas pessoas acreditam que conversar o pão na geladeira é uma boa ideia, mas, na verdade, isso pode acelerar o processo de ressecamento. A refrigeração faz com que o amido presente no pão cristalize mais rápido, o deixando seco e sem sabor.
  • Use o congelador a seu favor: se você comprou ou fez mais pão do que pode consumir em poucos dias, congele as sobras. O ideal é fatiar antes de congelar, assim você pode descongelar apenas a quantidade necessária. Quando for descongelar, basta esquentar levemente as fatias no forno ou na torradeira, e elas ficarão novas!
  • Armazene sempre em ambientes secos: sempre escolha um local arejado e longe da umidade da cozinha, como perto da janela ou próximo ao forno.

Através dessas dicas simples, você poderá aproveitar um pão sempre crocante, saboroso e macio.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.