
Será preciso acessar o site da Prefeitura e enviar dados e documentos a partir do dia 9 de abril. Estimativa é de que 90 mil alunos possam receber o benefício. Estudantes de instituições municipais, estaduais e federais de Juiz de Fora vão poder usar o Passe Livre Estudantil
Juliana Netto/g1
Estudantes de instituições municipais, estaduais e federais de Juiz de Fora deverão iniciar a partir do dia 9 de abril o cadastramento para poder utilizar o Passe Livre Estudantil. Veja mais abaixo quem tem direito ao benefício.
🔔 Receba no WhatsApp notícias da Zona da Mata e região
Conforme informações do secretário de Mobilidade Urbana, Richard Tavares, todos aqueles que estão matriculados em instituições da rede pública devem preencher um formulário no site da Prefeitura.
Será preciso informar os dados pessoais e incluir alguns documentos. Após análise dos arquivos, o estudante será informado sobre como e onde retirar o cartão.
Ainda segundo o secretário, a previsão é de emissão de mil cartões por dia, com entrega gradual aos alunos. Confira abaixo os documentos necessários:
Documento oficial de identificação com foto do estudante
Documento oficial com foto do responsável legal caso o estudante seja menor de 18 (dezoito) anos ou incapaz
Comprovante de residência atualizado, em nome do estudante ou dos responsáveis legais
Comprovante de matrícula válido, emitido pela instituição de ensino
Quem vai ter direito ao Passe Livre Estudantil?
estudantes matriculados na educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, educação profissional técnica de nível médio e educação de jovens e adultos) de instituições públicas de ensino no Município de Juiz de Fora;
estudantes matriculados na educação profissional e tecnológica de instituições públicas de ensino no Município de Juiz de Fora;
estudantes matriculados na Educação Superior de instituições públicas de ensino no Município de Juiz de Fora.
Estudantes de escolas e faculdades particulares, mesmo os que são bolsistas ou participantes de programas de financiamento estudantil, não podem receber o benefício.
Aprovação em março
A aprovação do Passe Livre Estudantil aconteceu no dia 19 de março após longo período de discussão. Inicialmente, a proposta partiu da Câmara Municipal no fim do ano passado, mas por questões legislativas, foi vetada pelo Executivo. No início deste ano, o mesmo texto foi apresentado pela prefeita e aprovado pela maioria dos vereadores.
LEIA TAMBÉM:
Câmara aprova projeto que estende passe livre estudantil para alunos das redes estadual e federal em Juiz de Fora
Secretário explica funcionamento do Passe Livre Estudantil e ampliação da sinalização na Serra do Bandeirantes, em Juiz de Fora
Durante a tramitação, houve propostas de modificação, e uma das sugestões foi a substituição de estudantes da UFJF por bolsistas da rede privada, mas a emenda foi rejeitada. Um novo projeto para ampliar a gratuidade para bolsistas foi apresentado na Câmara, deve ser analisado, mas ainda sem data definida.
Conforme estimativa da Prefeitura, o Passe Livre Estudantil deve beneficiar 90 mil alunos.
Prefeitura de Juiz de Fora sanciona Lei do Passe Livre:
Prefeitura de Juiz de Fora sanciona Lei do Passe Livre
📲 Siga o g1 Zona da Mata: Instagram, X e Facebook
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes