Fichas de alunos, prontuários médicos e dados de moradores vazam após ataque hacker a servidor da Prefeitura de Taubaté


Administração municipal informou que identificou vazamento de dados públicos ocorrido em agosto de 2024. Registros de pelos menos oito secretarias foram afetados: Administração, Procuradoria Geral, Planejamento, Habitação, Fazenda, Saúde, Governo e Educação. Sede da Prefeitura de Taubaté
Divulgação/Prefeitura de Taubaté
Um ataque hacker aos servidores da Prefeitura de Taubaté resultou no vazamento de dados públicos com informações de moradores e servidores. Entre os dados afetados estão fichas de alunos, prontuários médicos, informações patrimoniais e dados de moradores e servidores.
O incidente de segurança digital aconteceu em agosto de 2024, ainda na gestão de José Saud (PP), mas foi identificado somente nesta semana.
Em comunicado à Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), a gestão de Sérgio Victor afirma que “não foram tomadas as ações de comunicação aos impactados e ações corretivas necessárias em 2024”. Nós procuramos Saud, mas não conseguimos contato.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
O ataque atingiu dados de pelos menos oito secretarias: Administração, Procuradoria Geral, Planejamento, Habitação, Fazenda, Saúde, Governo e Educação. Fichas de alunos e dados de moradores da cidade foram atingidos, por exemplo.
“Começamos a investigar o tamanho desse vazamento e identificamos que foram vazadas informações de alunos, de saúde, de mobiliárias. Algo gravíssimo”, afirmou Danilo Velloso, secretário de Desenvolvimento, Inovação e Turismo de Taubaté.
A administração ainda informou que “há indícios de informações da municipalidade na deep web” e que uma consultoria especializada será contratada pra apuração.
A prefeitura também informou que outros sistemas importantes não foram afetados pela invasão. Entre eles está um sistema que é responsável pela gestão financeira, contábil, arrecadação, recursos humanos e compras.
Além de comunicar o incidente à ANPD, a prefeitura adotou e reforçou medidas de segurança para garantir a proteção dos dados municipais, como a modernização da tecnologia, restrição de e-mails pessoais em acessos a sistemas da prefeitura, restrição maior de usuários ao servidor e implantação de domínio nos computadores.
“Outras melhorias já estão em fase de implantação, como a interligação dos prédios em uma rede única e mais camadas de segurança digital. A Prefeitura prevê adquirir um novo firewall e fazer a capacitação em cyber segurança para todos os funcionários, para que aprendam a identificar os riscos na internet”, informou.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.