AO VIVO: Governo Lula faz balanço de entregas nos dois anos de gestão; veja destaques

O governo Lula realiza, nesta quinta-feira (3), uma prestação de contas com a sociedade civil durante o evento “O Brasil dando a Volta por Cima”. O encontro busca dar transparência às entregas e investimentos do governo federal nos dois primeiros anos de mandato.

Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva

Evento do governo Lula está marcado para às 10h em Brasília – Foto: Reprodução/ND

A solenidade do governo Lula acontece no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF), a partir das 10h, com a presença de ministros, parlamentares e da população.

Segundo o governo Lula, a prioridade, ao longo de 2023 e 2024, foi a reconstrução de políticas que, além de recuperar a economia, alcançaram resultados importantes na redução da fome e da pobreza, no acesso ao trabalho e em áreas como educação, saúde, infraestrutura e relações exteriores.

Confira alguns dos destaques do encontro do governo Lula:

Economia:

Segundo o governo Lula, o Brasil voltou ao top 10 das economias do mundo. Nos últimos dois anos, cresceu duas vezes mais que a média registrada entre 2019 e 2022. O PIB foi de 3,2% em 2023 e de 3,4% em 2024, entre os dez maiores do mundo.

Salário em alta:

O Brasil registrou em 2024 a menor taxa de desemprego dos últimos 12 anos, de 6,6%, situação de quase pleno emprego. Em 2021, o indicador havia chegado a 14,9% — maior da série histórica. Desde 2023, mais de 3,2 milhões de empregos formais foram gerados. O salário mínimo voltou a ter crescimento acima da inflação.

Foto de carteira de trabalho e dinheiro

Em 2024, o país registrou menor taxa de desemprego dos últimos 12 anos – Foto: Estadão/Reprodução/ND

Combate à fome prioridade

O Brasil retomou múltiplas políticas para nutrição e combate à fome e tornou-se uma das nações que mais reduziram a insegurança alimentar no período. Uma média de 60 mil pessoas por dia (suficiente para encher um estádio de futebol) passaram a ter direito a três refeições diárias. O Bolsa Família protege mais de 20 milhões de lares todo mês.

Mais médicos

Para ampliar o acesso ao atendimento em saúde, o Mais Médicos dobrou. São mais de 26 mil profissionais atuando, após o programa ter sido reduzido a 13 mil. Hoje, eles chegam a 4,5 mil municípios e cobrem uma região com 64 milhões de brasileiros.

Farmácia Popular

O Farmácia Popular voltou mais forte, com 100% dos 41 itens do programa oferecidos de forma gratuita, incluindo fraldas geriátricas.

Cirurgias eletivas

Houve recorde de cirurgias eletivas no SUS, com mais de 14 milhões de procedimentos em 2024, alta de 37% em relação a 2022.

Foto de cartão do programa Pé-de-Meia, um dos destaques apresentados em evento do governo Lula

Programa busca reduzir os índices de evasão escolar no ensino médio – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/ND

Programa Pé-de-Meia

O estímulo à educação é outra marca e o Pé-de-Meia, um dos destaques. Criado para garantir a permanência de estudantes do ensino médio em sala, já chega a 4 milhões de jovens. Programa transfere até R$ 9,2 mil em repasses em três anos.

Ensino superior

O Governo Federal anunciou 10 novos campi de universidades, 400 obras em universidades e hospitais universitários pelo Novo PAC e 102 novos Institutos Federais. As bolsas de estudo foram reajustadas depois de 10 anos.

Assista à transmissão ao vivo:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.