Saiba como destinar parte do Imposto de Renda para entidades sociais em Ribeirão Preto, SP


Contribuinte pode dispor até 6% do imposto devido para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Fundo Municipal dos Direitos do Idoso. Destinação deve ser feita durante entrega da declaração do IR. Campanha ‘Destina Ribeirão’ busca doações via Imposto de Renda
Contribuintes em Ribeirão Preto (SP) têm até o dia 30 de maio para declarar o Imposto de Renda e também destinar parte do valor pago à Receita Federal para entidades sociais da cidade. (veja mais abaixo como participar)
Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
A destinação é feita no momento da entrega da declaração do IR e é possível destinar até 6% do imposto devido.
O percentual pode ser dividido em 3% para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e os outros 3% para o Fundo Municipal dos Direitos do Idoso. O valor destinado será abatido do imposto a pagar ou somado ao valor a ser restituído.
A campanha ‘Destina Ribeirão’ foi lançada nesta quarta-feira (2), e a vice-presidente da Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Ribeirão Preto, Ana Lucia Picão, explica que o contribuinte não tem de pagar nenhum valor a mais e, sim, optar pela destinação.
“Ele vai ser abatido do valor do imposto a pagar. Então ele [o contribuinte] vai destinar parte, isso não é uma doação, é destinação, ele vai escolher. Ao invés de ele pagar integralmente o imposto devido, ele vai deixar parte aqui para as nossas entidades assistenciais”.
Imposto de Renda 2025
Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Quem pode destinar?
Podem optar pela destinação pessoas físicas que fazem a declaração com utilização das deduções (antigo modelo completo) ou pessoas jurídicas que apuram o Imposto de Renda enquadradas no lucro real.
Em 2024, Ribeirão Preto foi a 11ª cidade que mais destinou o imposto no país e a segunda do estado de São Paulo.
O valor repassado foi de pouco mais de R$ 5 milhões, contando os 1.650 contribuintes que participaram da iniciativa, de acordo com Ana Lucia Picão.
Como fazer a destinação?
Na página oficial da Receita Federal, um vídeo explica como fazer a destinação no momento da declaração. Veja abaixo o passo a passo:
Preencha a declaração com todas as informações. Em seguida, o sistema calcula automaticamente o valor do Imposto de Renda (para consultar, basta clicar em ‘resumo da declaração’ e depois em ‘cálculo do imposto’);
Clique em ‘Doações Diretamente na Declaração’ e, em seguida, na aba ‘criança e adolescente’ ou ‘pessoa idosa’;
Na sequência, ao clicar em ‘novo’ no menu inferior direito, o contribuinte pode escolher entre os três tipos de fundo (nacional, estadual e municipal);
O valor disponível para a destinação, calculado automaticamente pelo sistema, será exibido na tela. Digite o quanto você deseja destinar dentro do limite e clique em ‘OK’;
O programa vai emitir um Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) referente ao valor da destinação e este pagamento precisa ser feito até o dia 30 de maio.
Para verificar quais entidades estão aptas a receber os valores em Ribeirão Preto, acesse os sites do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Fundo Municipal dos Direitos do Idoso.
Saiba como destinar parte do Imposto de Renda para entidades sociais em Ribeirão Preto
Reprodução/EPTV
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto e região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.