
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 55,9 quilos de maconha e uma espingarda calibre 12 na manhã desta quarta-feira (2) em Chapecó, Santa Catarina. Os entorpecentes e a arma foram encontrados em compartimentos ocultos de uma caminhonete com placas do Rio Grande do Sul, após inspeção detalhada realizada com um scanner veicular.
A abordagem ocorreu na BR-282 devido a irregularidades visíveis no automóvel, incluindo uma lanterna traseira queimada e alterações na suspensão. Durante a fiscalização, os agentes identificaram um forte odor de maconha, o que levou à decisão de submeter o veículo à análise do scanner.

Confirmação de entorpecentes no veículo
Após a confirmação das suspeitas, os policiais desmontaram as laterais da carroceria e encontraram os tabletes de maconha. Além disso, uma espingarda calibre 12 sem identificação numérica foi localizada dentro da porta do passageiro.
O condutor do veículo, um homem de 46 anos, e a passageira, de 27, foram detidos em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Ambos foram encaminhados à Polícia Civil para a realização dos procedimentos legais.

O scanner veicular
Esse equipamento, que funciona de forma semelhante a um raio-X, possibilita a detecção de compartimentos ocultos e modificações estruturais, e está disponível para as sete delegacias da PRF em Santa Catarina.
Os scanners entraram em operação regular em Santa Catarina em 2023, mas vários outros estados da Federação também utilizam a tecnologia, que chegou à PRF, ainda em caráter experimental, por volta de 2013.