O alimento que protege os olhos, ajuda a prevenir a catarata e te ajuda a aposentar os óculos

Na era da tecnologia, a visão é um um dos sentidos mais ameaçados peça exposição constante às telas digitais. Passar horas e horas em frente a dispositivos eletrônicos pode provocar fadiga visual, secura ocular e até danos permanentes nos olhos.

Segundo um novo estudo da Universidade de Tufts, em Massachusetts, nos Estados Unidos existe um alimento que protege os olhos: o pistache.

Nesse contexto, esse alimento que protege os olhos tem um papel fundamental, pois fornece nutrientes necessários para uma visão ideal.

na foto aparecem pistaches, o alimento que protege os olhos

Pistache é um fruto seco que ajuda a prevenir cataratas – Foto: Freepik/ND

O melhor alimento que protege os olhos

Nos últimos tempos, o pistache se tornou o melhor alimento que protege os olhos graças à sua versatilidade para ser acionado a diversas preparações. No entanto, além de seu valor gastronômico, esse alimento que protege os olhos tem múltiplos benefícios para saúde.

O estudo publicado na revista Science Direct confirmou que os pistaches são uma fonte rica em luteína e zeaxantina, dois antioxidantes chave para proteger a retina da luz azul emitida pelas telas.

Os pesquisadores analisaram o impacto do consumo diário deste fruto seco desse alimento que protege os olhos e descobriram que após 12 semanas, as pessoas que ingeriram 57 g de pistache por dia tiveram aumento na densidade do pigmento macular nos olhos.

na foto aparece uma mulher com óculos antes de comer o alimento que protege os olhos

Pistache tem antioxidantes que previnem as cataratas – Foto: Freepik/ND

Esse pigmento atua como “óculos de sol natural”, já que é o responsável por filtrar a radiação azul prejudicial e reduzir o processo oxidativo causado pela luz.

Além do alto teor de antioxidantes, os pistaches fornecem gorduras saudáveis que favorecem a absorção de nutrientes e potencializa os efeitos protetores sobre a visão.

Benefícios do pistache para a saúde integral

Além de ser um alimento que protege os olhos, o pistache está cheio de nutrientes essenciais que fornecem múltiplos benefícios ao sistema nervoso, cardiovascular e imunológico.

De acordo com o portal CuerpoMente, o pistache é o fruto seco com o maior teor de ferro e potássio. É uma excelente fonte de proteínas vegetais, carboidratos, fibras e gorduras saudáveis. Entre seus principais benefícios, destacam-se:

  • Protege o coração: as gorduras saudáveis do pistache ajudam a prevenir infartos, arteriosclerose e outros transtornos vasculares. Além disso, consumir de uma a três porções diárias pode reduzir o colesterol LDL em 11%.
  • Ajuda contra a anemia: é uma grande fonte de ferro, um mineral essencial para prevenir a anemia.
  • Protege a visão: a luteína e os carotenos presentes neste fruto seco o tornam um grande aliado para a saúde ocular. Seu consumo pode prevenir as cataratas, a degeneração macular e a perda de visão.
  • Controla o peso: o pistache é rico em fibras, o que ajuda a controlar o açúcar e melhorar o trânsito intestinal.

Quais outros alimentos são ricos em luteína?

A luteína é um carotenoide com propriedades antioxidantes que ajuda a combater os radicais livres, diminuir o estresse oxidativo e melhorar a acuidade da visão.

Esta pode ser encontrada de maneira natural em uma ampla variedade de alimentos. Além do pistache, os que mais se destacam são:

  • Uvas
  • Milho
  • Kiwi
  • Espinafre
  • Gema de ovo
  • Suco de laranja
  • Abóboras.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.