Especialista aponta possíveis causas de ultrapassagem de pista de avião da Latam em Chapecó

Na noite de segunda-feira (31), o avião da Latam ultrapassou os limites da pista ao pousar no Aeroporto Serafim Enoss Bertaso, em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. A aeronave, que partiu do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, transportava 107 pessoas.

Especialista aponta possíveis causas de ultrapassagem de pista de avião da Latam em Chapecó

Especialista aponta possíveis causas de ultrapassagem de pista de avião da Latam em Chapecó – Foto: Diego Antunes/NDTV Chapecó

Avião da Latam e condições meteorológicas

O avião Airbus A319 da Latam enfrentou condições meteorológicas adversas, incluindo chuva intensa e ventos variáveis. Segundo o especialista em aeronaves Lito Sousa explicou que, em apenas uma hora, os ventos na região mudaram completamente de direção, conforme dados do site Redemet.

Tentativas de pouso

Antes do pouso, a primeira tentativa de aproximação foi abortada, com uma arremetida e um período de espera para melhoria das condições climáticas. Na segunda tentativa, a aterrissagem foi realizada, mas a aeronave ultrapassou o limite da pista e parou aproximadamente 50 metros além do pavimento asfaltado, no gramado. Felizmente, nenhum passageiro ou tripulante ficou ferido.

O avião da Latam foi retirado do local após 13 horas

Avião da Latam ultrapassa pista de aeroporto e para no gramado sob chuva em Chapecó – Foto: Milena Bender/NDTV Record

Hipóteses a serem analisadas

A investigação conduzida pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) irá apurar os fatores que contribuíram para o incidente. Entre as hipóteses a serem analisadas estão a possibilidade da influência dos ventos, condição da pista e eventuais erros de cálculo na aproximação.

Embora os bombeiros estivessem a postos para atuar, os passageiros permaneceram a bordo até a chegada de um caminhão-escada, necessário para o desembarque seguro, o que demandou mais tempo para a saída dos ocupantes da aeronave.

Remoção e retomada das operações

O avião da Latam foi retirado do local após 13 horas, na manhã desta terça-feira (1º), por meio de tratores. A operação contou com a participação da concessionária Voe Xap, responsável pelo Aeroporto de Chapecó.

Passageiros que embarcariam em voos na manhã de terça-feira precisaram ser transportados de ônibus até o Aeroporto de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, para seguir viagem. A companhia aérea recomendou que os clientes com voos marcados consultassem diretamente a empresa para mais informações sobre suas viagens.

Passageiros que embarcariam em voos na manhã de terça-feira precisaram ser transportados de ônibus até o Aeroporto de Passo Fundo

Passageiros irão de ônibus até o Aeroporto de Passo Fundo após voos cancelados em Chapecó. – Foto: Marcos Lewe/NDTV Chapecó

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.