Anvisa libera creme dental da Colgate, mas alerta para reações adversas; saiba quais

Após recurso da Colgate, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) suspendeu a interdição da venda do creme dental Total Clean Mint, que havia sido determinada por 90 dias na quinta-feira (27). Ainda assim, a agência reguladora emitiu um alerta aos consumidores.

Consumidores relatam reações adversas do creme dental da Colgate

Nova fórmula do creme dental Colgate Clean Total Mint inclui fluoreto de estanho, que pode causar reações indesejáveis – Foto: Canva/ND

“A agência recebeu relatos de eventos adversos que indicam que a presença na formulação da substância fluoreto de estanho, que tem conhecidos benefícios antimicrobianos e anticárie, pode estar associado a reações indesejáveis em alguns usuários”, advertiu a Anvisa.

Dessa forma, os consumidores e profissionais de saúde devem notificar as reações adversas pelo sistema e-Notivisa. Mesmo com a venda liberada, a ação de fiscalização continua.

Quais são as possíveis reações adversas do uso do creme dental da Colgate?

Interdição do creme dental Colgate Total Clean Mint é suspensa pela Anvisa

Anvisa proibiu a venda do produto por 90 dias para realizar investigação – Foto: Divulgação/Colgate/ND

Alguns efeitos indesejáveis estão relacionados ao uso de cremes dentais que contêm fluoreto de estanho, como o caso do Colgate Total Clean Mint. Veja possíveis reações:

  • Lesões orais, tais como aftas, feridas e bolhas;
  • Problemas na língua;
  • Sensações dolorosas, de ardência e queimação;
  • Inchaço das amígdalas, lábios e mucosa oral;
  • Sensação de dormência nos lábios e boca;
  • Irritações gengivais.

“A recomendação é para que os consumidores observem sinais de irritação e interrompam o uso do produto nessa situação. Caso o desconforto seja persistente, é importante procurar um profissional de saúde”, comunicou a Anvisa em nota.

Os fabricantes também devem garantir que os rótulos dos produtos informem claramente as possíveis reações adversas e instruções de uso adequadas.

Creme dental da Colgate volta a ser comercializado após proibição

Colgate reconhece que alguns consumidores podem apresentar sensibilidade – Foto: Canva/ND

A orientação para profissionais da saúde é monitorar sinais de alterações bucais, informar pacientes sobre possíveis reações adversas e recomendar alternativas para pessoas sensíveis.

A Anvisa recebeu oito notificações envolvendo treze casos de efeitos colaterais relacionados ao creme dental da Colgate. A comercialização havia sido proibida em todo território nacional para que fosse realizada uma investigação da fórmula.

O que diz a Colgate?

Creme dental da Colgate causa dor e inchaço em algumas pessoas

Efeitos adversos incluem dor, inchaço e dormência na região bucal – Foto: Divulgação/Amazon/ND

Em nota, a Colgate ressaltou que o creme dental não oferece riscos à saúde, mas admite que algumas pessoas podem apresentar sensibilidade a certos ingredientes, como o fluoreto de estanho.

“Nossas equipes estão preparadas para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o creme dental Total Clean Mint com autoridades, profissionais, clientes e consumidores”, informou a empresa.

Com informações da Agência Brasil

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.