Estudante maranhense considerado ‘prodígio’ se torna astronauta análogo


Aos 15 anos, Valdemiro Brito é considerado um ‘prodígio’ nos estudo científico e inspira jovens. Valdemiro Brito concluiu um curso de astronauta análogo, em Brasília
Arquivo pessoal
O estudante Valdemiro Brito Gomes, de apenas 15 anos, se tornou um dos primeiros astronautas análogos do Maranhão, que é quando alguém realiza um curso experimental que simula a vida em uma estação espacial.
Clique e se inscreva no canal do g1 Maranhão no WhatsApp
Morador do Povoado Corisco, na Zona Rural de São Bernardo, cidade a 375 km de São Luís, o jovem foi um dos nove selecionados entre mais de 500 inscritos em todo o Brasil e recebeu uma bolsa integral para a formação no campo da exploração espacial, pela Wogel Enterprise Aerospace.
“Acredito que essa história pode inspirar muitos jovens a sonharem alto e explorarem novas fronteiras no campo da ciência e da exploração espacial”, declarou Valdemiro.
Durante três dias intensivos em Brasília, Valdemiro viveu experiências imersivas, incluindo simulações de voo, missões espaciais e treinamentos de primeiros socorros. Entre as atividades práticas, estavam o lançamento de foguete, simulação de aterrissagem com controles, primeiros socorros e uma oficina de construção de foguete com garrafa PET.
“Foi uma experiência incrível e enriquecedora, que marcou minha vida de forma indescritível”, relatou o jovem cientista.
Histórico inspirador para jovens
Valdemiro Brito tem apenas 14 anos, mas já é destaque pela inteligência acima do comum
Arquivo pessoal
Valdemiro já era reconhecido no meio científico antes dessa conquista. Ele foi embaixador mirim do programa Pop Ciência, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), cujo objetivo é popularizar a ciência no Brasil. Sua seleção para o programa aconteceu após uma trajetória de destaque em olimpíadas e eventos acadêmicos.
Dentre as premiações, está o Prêmio AEITA Sócios-Mirins 2023, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), além da conquista de uma medalha de prata na Mostra Brasileira de Foguetes.
Valdemiro também é um dos participantes do programa Caça Asteroides, do MCTI, em parceria com a International Astronomical Search Collaboration (IASC/NASA Partner), que permite a voluntários contribuírem com a descoberta de novos corpos celestes.
Valdemiro mora em São Bernardo do Maranhão e tem se destacado pela inteligência
Arquivo pessoal
O estudante Valdemiro também recebeu o prêmio “International Star Kids Awards”, uma honraria concedida a crianças consideradas ‘excepcionalmente talentosas’ ao redor do mundo em diversas áreas, como ciência, arte e esportes.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.