Morre Kardé Mourão, ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas da Bahia


Corpo da profissional será velado neste domingo (30), em Salvador. Kardelícia Mourão Lopes faleceu no sábado (29), aos 65 anos, após batalha contra o câncer. Morre Kardé Mourão, ex-presidente do Sinjorba
Reprodução/Redes Sociais
A jornalista Kardelícia Mourão Lopes morreu no sábado (29), aos 65 anos. De acordo com o Sindicato do Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia (Sinjorba), ela lutava contra um câncer e, nos últimos dias, “apresentou um quadro severo de reações ao tratamento medicamentoso ao qual vinha se submetendo” após as cirurgias para retirar parte do intestino, bexiga e útero no final do ano passado.
Kardé Mourão, como era mais conhecida, foi presidente da entidade de 2004 a 2010. Ela também integrou diversas diretorias do Sinjorba e da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) como uma militante dedicada à defesa da categoria.
Para o sindicato baiano, Kardé deixa um legado de coragem, afeto e compromisso com o jornalismo e a justiça social.
O velório da jornalista será realizado às 14h deste domingo (30), na capela B do Cemitério Jardim da Saudade, no bairro de Brotas, em Salvador. O corpo dela deve ser cremado às 16h.
Relembre a trajetória de Kardé
Kardé lutava contra um câncer, de acordo com o Sinjorba
Reprodução/Sinjorba
Ao homenagear a ex-dirigente, o Sinjorba lembrou alguns dos principais trabalhos de Kardé. Formada pela Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em 1981, a jornalista trabalhou na TV Aratu, mas dedicou sua carreira especialmente ao trabalho em entidades de classe.
Kardé foi assessoria de imprensa da Central Única dos Trabalhadores (CUT), da Central das Trabalhadoras e Trabalhadores do Brasil (CTB), do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), do Sindicato dos Bancários e do Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis da Bahia (Sinposba), entre outros. Ela integrou ainda a comissão da Fenaj responsável pela formulação do primeiro Manual de Assessoria de Imprensa do Brasil, em 1985.
O atual presidente do Sinjorba, Moacy Neves, avaliou que será difícil superar essa perda. “Tenho nessa companheira e líder uma referência que jamais será substituída; foi ela quem me apresentou os caminhos da luta dos jornalistas, me incentivou, orientou e apoiou para continuar firme no fortalecimento do sindicato e de nossa categoria”, destacou.
Kardé deixa um filho e um neto, além de amigos e demais familiares.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Nova identidade visual da Rede Bahia é apresentada aos baianos
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.