Conheça projeto ambiental já deixou de emitir 9 toneladas de gases que pioram o efeito estufa


Projeto ‘Aro Arí’ começou em 2020, na zona rural de Barbacena, e desde então realiza coletas semanais e quinzenais de compostagem urbana em residências e estabelecimentos comerciais. Projeto de compostagem em Barbacena
Reprodução/TV Integração
Unir educação e redução da poluição ambiental é o principal objetivo do projeto “Aro Arí”, que através da compostagem de resíduos orgânicos já deixou de emitir cerca de nove toneladas de gases agravantes do efeito estufa nos últimos quatro anos.
🔔 Receba no WhatsApp notícias da Zona da Mata e região
O projeto começou em 2020, na zona rural de Barbacena, e desde então realiza coletas semanais e quinzenais de compostagem urbana em residências e estabelecimentos comerciais.
“A nossa missão é cocriar uma sociedade mais sustentável ambientalmente, poder causar um impacto positivo local onde a gente reduz as emissões de gases poluentes do efeito estufa”, explica a gestora ambiental, Talita de Paula.
Projeto Aro Arí em Barbacena
Reprodução/TV Integração
Atualmente, o projeto conta com 10 clientes residenciais e três restaurantes. Cada participante recebe um kit de baldes que são recolhidos pela equipe do Aro Arí quando estão cheios.
Depois, os resíduos são levados para a estufa de operação onde passam pelo processo de compostagem e são transformados em adubo de alta qualidade.
Segundo Talita de Paula, com o projeto, um restaurante produz, em média, 150 kg de resíduos orgânicos por semana. Já em residências, são produzidos cerca de 5kg semanalmente.
Desde o início das atividades, a equipe já compostou mais de 11 toneladas de matéria orgânica, deixando de emitir mais de nove toneladas de gases agravantes do efeito estufa.
“A gente pesa esse resíduo pra gente ter um controle de tudo que tá sendo gerado, consequentemente compostado e consequentemente o que a gente está causando de impacto positivo porque a compostagem é capaz de reduzir 90% dos gases agravantes do efeito estufa”, completou Talita.
Iniciativa faz compostagem e doa matéria orgânica para projetos em Barbacena
Ações sociais e educacionais
Todo o composto orgânico é peneirado e depois doado para projetos sociais, como hortas comunitárias e escolas.
Além da compostagem, o projeto também promove ações de educação ambiental em escolas como forma de ampliar o impacto positivo na natureza.
Composto orgânico feito por projeto ambiental em Barbacena
Reprodução/TV Integração
📲 Siga o g1 Zona da Mata: Instagram, X e Facebook
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.