Estilistas viralizam ao misturar ‘alta costura’ e arquitetura de Brasília; veja vídeo


Museu Nacional, Catedral e Plano Piloto são alguns dos monumentos representados nas roupas. Estilistas são de Planaltina. Peças de “alta costura” inspiradas na arquitetura de Brasília
Misturando arquitetura e moda, os designers Mackenzo e Felipe Manzoli, de Planaltina, viralizaram nas redes sociais após criarem peças de “alta costura” inspiradas nos monumentos de Brasília (veja vídeo acima).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
Nas publicações, os estilistas expõem uma sucessão dos trajes com detalhes e modelagem que lembram alguns dos mais conhecidos monumentos da capital federal:
Catedral
Igreja de Nossa Senhora de Fátima
Ponte Juscelino Kubitschek
Museu Nacional de Brasília
Planta do Plano Piloto
O projeto, que inclui uma equipe de produção, é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC). Felipe conta que foi gasto, em média, um mês e meio na confecção de cada peça.
A dupla diz que não é fácil produzir peças nesse padrão no Brasil por causa da falta de produtos do nicho no mercado e também porque é “fora do possível” trazer a matéria-prima do exterior, por conta dos custos.
VÍDEO: Confira os detalhes de algumas das peças
Detalhes das peças “Museu Nacional” e “Catedral”
Por que esses monumentos?
Mackenzo conta que eles gostariam de trabalhar com todos os monumentos, por verem Brasília como uma cidade “muito rica” em arquitetura. No entanto, precisaram escolher de forma profissional.
“Foi realmente importante a gente trabalhar com os monumentos que estão mais salvos na cabeça dessas pessoas, pra que elas criem a ligação muito rápido, naqueles 15 segundos, naqueles três primeiros segundos da timeline”, diz o designer .”
Repercussão nas redes sociais
Qual comentário você curtiria?
Alta costura?
Diante a repercussão nas redes socias, os internautas identificaram as peças expostas como “alta costura”, mas os criadores da marca explicam que esse termo é delegado somente ateliês instalados em Paris, sendo necessária autorização da Federação da Alta Costura e da Moda (antiga Chambre Syndicale de la Haute Couture), seguidas de outras exigências.
Eles explicam que costumam usar o termo “alta moda”.
Conheça os “estilistas fazendeiros”
Estilistas em frente ao ateliê e casa onde moram
Letícia Sena/g1
O ateliê dos designers fica na zona rural, a cerca de 30km da cidade de Planaltina, no Distrito Federal. Essa é a origem do termo “estilistas fazendeiros”, como são nomeados nas redes.
Felipe fez faculdade de moda em Brasília e aprendeu sobre costura com sua avó. Mackenzo fez curso de corte e costura por apenas um mês, e diz que todo o restante aprenderam juntos, pesquisando.
Em 2023, eles participaram do Sense Moda Criativa, que impulsiona novos talentos do design de moda do DF, lugar em que conheceram o FAC.
“A gente quer caber em algum espaço, a gente quer caber em algum lugar (…) Eu acho que a gente precisa de algo que seja realmente devidamente brasileiro, sabe, desde a essência dos conceitos, das regras e tudo mais”, diz Filipe.
Ao todos 15 peças fazem parte da coleção “Portais da Eternidade – Dimensões Espirituais”, inspirada na obra de Dante Alighieri. Os vestidos relacionados aos monumentos de Brasília estão no bloco “Paraíso”, que durou um ano e três meses para ser concluído.
LEIA TAMBÉM:
DANTE ALIGHIERI: Cinco curiosidades após 700 anos da morte do artista
TERREMOTO NA ÁSIA: ‘Carro balançava como se estivéssemos em barco’, diz brasileira que mora na Tailândia
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.