Guia do Campeonato Brasileiro: como chegam as 20 equipes para a competição

Acabou a espera! A bola vai rolar para o Campeonato Brasileiro a partir deste sábado. Ao todo 20 clubes vão em busca do título da competição mais equilibrada do planeta. E é claro que a NDTV – RECORD vai estar em cima do lance com um jogo exclusivo por rodada: aos domingos às 18h30 e às quartas-feiras às 19h30.

NDTV - RECORD transmite o Campeonato Brasileiro em 2025

NDTV – RECORD transmite o Campeonato Brasileiro em 2025 – Foto: ANTÔNIO CHAHESTIAN/RECORD/ND

Já neste domingo você confere um jogaço entre Vasco e Santos diretamente de São Januário. Cléber Machado comanda a transmissão ao lado de Paloma Tocci, Maurício Noriega, Sálvio Spínola e Dodô.

O ND Mais traz esse guia completo para você conferir como chega cada clube para a principal competição do país.

ATLÉTICO-MG:

O Galo viveu um 2024 para esquecer. É bem verdade que a equipe chegou nas finais da Copa do Brasil e Libertadores, contudo, acabou perdendo ambas para Flamengo e Botafogo, respectivamente.

Para 2025, o clube apostou no retorno do técnico Cuca, campeão da Libertadores pelo clube em 2013 e do Campeonato Brasileiro em 2021.

Atlético-MG teve a volta de Cuca em 2025 – Foto: Atlético-MG/Divulgaçao/ND

O elenco também passou por mudanças, jogadores importantes como Battaglia, Mariano, Otávio, Zaracho e Paulinho deixaram o clube. Os principais reforços do clube foram os atacantes Cuello (ex-Athletico), Júnior Santos (ex-Botafogo) e Rony (ex-Palmeiras).

Além disso, Gabriel Menino e Patrick chegaram após a negociação com o Palmeiras que envolveu a ida de Paulinho ao Verdão.

  • Time base: Everson; Natanael, Lyanco, Júnior Alonso e Arana; Franco, Gabriel Menino, Rony, Scarpa e Cuello; Hulk.
  • Técnico: Cuca
  • Palpite do ND: Briga pelo título

BAHIA:

Após um 2024 de altos e baixos, o Bahia vive um ótimo início de 2025. Campeão baiano em cima do maior rival e, de quebra, classificado para a fase de grupos da Copa Libertadores.

O clube foi ao mercado no início do ano e trouxe nomes importantes como Erick Pulga, William José e Ramos Mingo. O meio-campo segue sendo o ponto forte da equipe comandada por Rogério Ceni com muita dinâmica com Caio Alexandre, Jean Lucas e Éverton Ribeiro.

Rogério Ceni comanda o Bahia – Foto: ECB/Divulgação/ND

  • Time base: Marcos Felipe; G.Xavier, Kanu, Mingo e Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas e Éverton Ribeiro; Ademir, L.Rodriguez e Pulga.
  • Técnico: Rogério Ceni
  • Palpite do ND: Briga por vaga na Libertadores

BOTAFOGO:

O Botafogo viveu o maior ano de sua história em 2024 com os títulos do Campeonato Brasileiro e da Libertadores.

Contudo, o início de 2025 do Glorioso foi preocupante. Sem treinador após a saída de Artur Jorge, e sem Almada e Luiz Henrique, vendidos ao futebol europeu, a equipe perdeu a Supercopa do Brasil para o Flamengo e a Recopa para o Racing, da Argentina. Além disso, ainda foi eliminada do Campeonato Carioca na primeira fase.

Botafogo quer repetir temporada vencedora – Foto: Divulgação/Vitor Silva/BFR/ND

Após a queda no Estadual, o Botafogo anunciou a contratação do técnico português Renato Paiva, que passou pelo Bahia.

O Glorioso gastou mais de R$ 400 milhões em contratações para a temporada 2025. Chegaram nomes como Léo Linck (ex-Athletico), Jair (ex-Santos), Santiago Rodriguez (ex-New York City) e Artur (ex-Zenit). A expectativa do clube é voltar a repetir os feitos da temporada anterior.

  • Time base: John; Vitinho, Bastos, Barboza e Alex Telles; Gregore, Marlon Freita, Artur, Savarino e Santiago Rodriguez; Igor Jesus
  • Técnico: Renato Paiva
  • Palpite do ND: Briga por vaga na Libertadores

CEARÁ:

O Vozão voltou a Série A após duas temporadas na segunda divisão do futebol brasileiro. E para conseguir se manter na elite, o clube foi “pesado” ao mercado e contratou 17 jogadores como novas opções para o técnico Léo Condé.

A equipe vive bom momento na temporada e conquistou o título do Campeonato Cearense em cima do rival Fortaleza na última semana. Na Copa do Brasil, o Vozão está classificado para a terceira fase da competição.

Ceará foi campeão estadual em 2025 – Foto: Stephan Eilert/Ceará SC/ND

  • Time base: Bruno; Fabiano, Eder, Ramon e M.Bahia; Fernando Sobral, Lourenço, P.Henrique, Mugni e Aylon; Pedro Raul.
  • Técnico: Léo Condé
  • Palpite do ND: Luta contra o rebaixamento

CORINTHIANS:

O Timão “fez as pazes” com a torcida após a conquista do título paulista em cima do rival Palmeiras nesta semana. A eliminação ainda na fase prévia da Libertadores para o Barcelona, do Equador, tinha deixado a equipe sob desconfiança.

Com uma equipe base já montada da temporada passada, a única cara nova no Corinthians foi a do lateral-esquerdo Fabrizio Angileri, que vem sendo titular nesta primeira parte da temporada.

Corinthians campeão paulista de 2025 – Foto: Alan Morici/Corinthians/ND

  • Time base: Hugo; Matheuzinho, Félix Torres, Gustavo Henrique e Angileri; Raniele, José Martínez, Carrillo e Garro; Memphis Depay e Yuri Alberto.
  • Técnico: Ramón Díaz
  • Palpite do ND: Briga por vaga na Libertadores

CRUZEIRO:

O Cruzeiro investiu pesado para 2025. O clube foi ao mercado e trouxe nomes badalados como os de Gabigol (ex-Flamengo), Dudu (ex-Palmeiras), Fabrício Bruno (ex-Flamengo), Bolasie (ex-Criciúma) e Fagner (ex-Corinthians).

Contudo, o desempenho até aqui ainda foi longe do esperado. Tanto que o técnico Fernando Diniz acabou demitido ainda no início do Estadual. Para o lugar dele veio o português Leonardo Jardim.

Cruzeiro ainda não embalou na temporada – Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro/ND

Contudo, já com o treinador, a equipe acabou eliminada do Campeonato Mineiro ainda nas semifinais diante do América. A expectativa é que com o longo período de preparação para o Brasileiro a equipe chegue em melhores condições para voltar a brigar pelo título.

  • Time base: Cássio; William, Fabrício Bruno, Gamarro e Kaiki; Romero, Matheus Henrique e Matheus Pereira; Dudu, Gabigol e Wanderson.
  • Técnico: Leonardo Jardim
  • Palpite do ND: Briga por vaga na Libertadores

FLAMENGO:

O Flamengo chega com um dos, se não o principal favorito ao título. A equipe sobrou no Campeonato Carioca e conquistou o bicampeonato batendo o Fluminense na decisão.

O mercado da equipe carioca, que em outros tempos era sempre destaque nos noticiários, foi “tímido” neste início de ano. O clube contratou apenas dois jogadores: Juninho, atacante que atuava no futebol do Azerbaijão, e Danilo, ex-Juventus, da Itália.

Flamengo, de Bruno Henrique, vive grande início de ano – Foto: Divulgação/Gilvan de Souza/CRF/ND

Contudo, o técnico Filipe Luís ainda aguarda o retorno de seu principal “reforço” para a temporada. O atacante Pedro se recupera de uma cirurgia no joelho, sofrida na metade do ano passado, e deve voltar aos campos no mês de maio. A equipe carioca ainda tenta a chegada do volante Jorginho, do Arsenal, para o meio do ano.

  • Time base: Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira (Danilo) e Alex Sandro; Pulgar, De La Cruz, Gerson, Arrascaeta e Michael (Luiz Araújo); Bruno Henrique (Plata)
  • Técnico: Filipe Luís
  • Palpite do ND: Briga pelo título

FLUMINENSE:

Após um péssimo 2024, onde lutou contra o rebaixamento até a última rodada, o Fluminense quer viver dias melhores em 2025. Apesar de ter chegado na final do Campeonato Carioca, a equipe pouco empolgou na temporada até aqui.

O Tricolor investiu mais de R$ 110 milhões em reforços na janela do início do ano e trouxe nomes como Renê (ex-Internacional), Hércules (ex-Fortaleza), Cannobio (ex-Athletico) e Everaldo (ex-Bahia). O principal destaque segue sendo o meia-atacante Jhon Arias, que vive grande fase.

Mano Menezes comanda o Fluminense – Lucas Merçon/Fluminense/ND

  • Time base: Fábio; Samuel Xavier (Guga), Ignacio, Thiago Silva e Fuentes; Martinelli, Hércules, Serna (Ganso), Arias e Cannobio; Cano.
  • Técnico: Mano Menezes
  • Palpite do ND: Briga por vaga na Sul-Americana

FORTALEZA:

O Fortaleza de Vojvoda brigou pelo título do Campeonato Brasileiro em 2024 fazendo uma grande campanha. Inclusive, a equipe sequer perdeu jogando dentro de casa na competição.

Contudo, o início de 2025 é turbulento. A equipe conviveu com derrotas e, de quebra, ainda perdeu o título do Campeonato Cearense para o rival Ceará.

Juan Pablo Vojvoda: Argentino vive momento de instabilidade no comando do clube – Foto: Fortaleza/Divulgação/ND

Entre os destaques da janela de transferências do Fortaleza neste início de ano estão o zagueiro David Luiz (ex-Flamengo), além de Pol Fernandez, volante argentino de 33 anos que chegou do Boca Juniors, da Argentina.

  • Time base: João Ricardo; Mancuso, Kuscevic, Britez e Bruno Pacheco; Pol Fernandez, Zé Welison, Marinho, Pochettino e Moisés; Lucero.
  • Técnico: Juan Pablo Vojvoda
  • Palpite do ND: Briga por vaga na Sul-Americana

GRÊMIO:

Após um Campeonato Brasileiro decepcionante em 2024, marcado mais uma vez por muitos problemas defensivos, o Tricolor mexeu bastante no elenco para a temporada 2025, além de também mudar a comissão técnica.

O clube iniciou o ano com Gustavo Quinteros no comando técnico. Além disso, nomes como João Lucas, Luan Cândidos, Wagner Leonardo, Cuéllar e Francis Amuzu chegaram para reforçar o elenco.

Braithwaite comanda o ataque do Grêmio – Foto: Grêmio/Divulgação/ND

No Campeonato Gaúcho, o clube acabou perdendo a final para o rival Internacional. Vitória do Colorado no jogo de ida por 2 a 0 e empate por 1 a 1 no jogo de volta no Beira-Rio.

  • Time base: Volpi; João Pedro, Rodrigo Ely, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Cuéllar, Villasanti, Cristian Olivera, Monsalve e Amuzu (Pavón); Braithwaite.
  • Técnico: Gustavo Quinteros
  • Palpite do ND: Briga por vaga na Sul-Americana

INTERNACIONAL:

O Internacional terminou bem o ano de 2024 e começou ainda melhor em 2025. O título gaúcho em cima do Grêmio mostrou, cima de tudo, uma equipe muito consistente neste início da temporada e que vem apresentando um bom futebol.

Nomes importantes chegaram ao elenco, que já era forte, como os do zagueiro Kaique Rocha, do volante Ronaldo e do meia Óscar Romero. Além disso, Vitinho e Carbonero também chegaram para reforçar o setor ofensivo do Colorado.

Alan Patrick é o maestro do Inter – Foto: Ricardo Duarte/SCI/ND

  • Time base: Rochet; Aguirre, Vitão, Victor Gabriel e Bernabei; Fernando, Thiago Maia, Vitinho, Alan Patricke e Wesley; Borré (Enner Valencia).
  • Técnico: Roger Machado
  • Palpite do ND: Briga pelo título

JUVENTUDE:

O Juventude optou pela continuidade do técnico Fábio Matías para a temporada 2025, após o treinador salvar o clube da queda à Série B na temporada anterior.

O elenco passou por grande reformulação com 17 saídas e outras 12 chegadas de jogadores para a atual temporada. No Campeonato Gaúcho, a equipe acabou eliminada pelo Grêmio, nos pênaltis, nas semifinais da competição.

Juventude foi eliminado pelo Grêmio na semifinal do Gauchão – Foto: Fernando Alves/ECJ/ND

  • Time base: Gustavo; Ewerton, Abner, Adriano e Alan Ruschel; Jadson, Daniel Giraldo, Batalla, Jean Carlos e Ênio; Gabriel Taliari.
  • Técnico: Fábio Matías
  • Palpite do ND: Luta contra o rebaixamento

MIRASSOL:

Estreando na Série A do Campeonato Brasileiro, o Mirassol iniciou 2025 muito bem, ainda com o técnico Eduardo Barroca no Campeonato Paulista. Contudo, o treinador acabou sendo demitido quando o time passou a oscilar na competição com resultados ruins.

Rafael Guanaes foi o escolhido para a missão de fazer o clube permanecer na elite do futebol brasileiro. Recentemente, o clube acertou as contratações de nomes como o do volante Zé Vitor e do meia Fabrício Daniel. No Paulistão, a equipe foi eliminada pelo Corinthians nas quartas de final.

Mirassol disputa a elite pela primeira vez – Foto: JP Pinheiro/Mirassol/ND

  • Time base: Walter; Lucas Ramon, Empereur, João Victor e Reinaldo; Neto Moura (Roni), Danielzinho, Clayson, Gabriel e Chico Kim; Iury Castilho.
  • Técnico: Rafael Guanaes
  • Palpite do ND: Luta contra o rebaixamento

PALMEIRAS:

Se em 2024 o Palmeiras viveu de altos e baixos, a situação tem se repetido em 2025. A equipe oscilou bastante na primeira fase do Campeonato Paulista e “suou” para garantir vaga no mata-mata. O Verdão consegui chegar à final, mas acabou perdendo para o rival Corinthians, com direito a derrota por 1 a 0 dentro do Allianz Parque.

O clube investiu pesado no mercado para essa temporada e trouxe nomes como os dos atacantes Vitor Roque e Paulinho. Além disso, Facundo Torres, Emiliano Martínez e Micael também chegaram para reforçar a equipe.

Vitor Roque chegou ao Palmeiras com grande expectativa – Foto: Cesar Greco/Palmeiras/ND

  • Time base: Weverton; Mayke, Micael, Murilo e Piquerez; Aníbal (Richard Rios), Martinez, Estêvão, Veiga (Maurício) e Paulinho (Facundo); Vitor Roque.
  • Técnico: Abel Ferreira
  • Palpite do ND: Briga pelo título

RB BRAGANTINO:

Se vinha fazendo boas campanhas no futebol brasileiro nas últimas temporadas, o RB Bragantino flertou com o rebaixamento à Série B em 2024. Fernando Seabra chegou na reta final do Brasileiro e conseguiu evitar a queda.

Na atual temporada o clube buscou qualificar o elenco para não sofrer novos sustos na competição. Chegaram nomes como os de Isidro Pitta, Lucas Barbosa, Guzmán Rodríguez, Fabinho e Agustín Sant´Anna.

RB Bragantino espera viver um 2025 mais tranquilo – Foto: RBB/Divulgação/ND

No Campeonato Paulista a equipe foi eliminada pelo Santos nas quartas de final da competição.

  • Time base: Cleiton; Hurtado, Pedro Henrique, Guzmán Rodríguez e Juninho Capixaba; Gabriel, Matheus Fernandes, Mosquera, Jhon Jhon e Vinicinho; Pitta.
  • Técnico: Fernando Seabra
  • Palpite do ND: Briga por vaga na Sul-Americana

SANTOS:

A grande novidade e esperança para a torcida do Peixe na temporada 2025 foi a volta de Neymar. O camisa 10 conseguiu ter boas atuações durante o Paulistão, contudo, voltou a sofrer com lesões e não participou do jogo que marcou a eliminação do clube nas semifinais da competição diante do Corinthians. O jogador tem contrato com o clube até o meio do ano.

Para 2025, o Santos buscou o técnico português Pedro Caixinha. Além disso, chegaram nomes para o elenco como Léo Godoy, Zé Ivaldo, Luisão, Barreal, Rollheiser, Deivid Washington, Tiquinho Soares e Gabriel Veron.

Neymar voltou ao Peixe em 2025 – Foto: Raul Baretta/Santos/ND

  • Time base: Gabriel Brazão; Chermont, Zé Ivaldo, Luan Peres e Escobar; João Schmidt, Zé Rafael (Pituca), Rollheiser, Neymar e Guilherme; Tiquinho Soares.
  • Palpite do ND: Briga por vaga na Libertadores
  • Técnico: Pedro Caixinha

SPORT:

A ordem no Leão para 2025 é clara: se manter na elite do futebol brasileiro. Para isso, o clube manteve o técnico Pepa e ainda realizou investimentos altos no elenco, como os R$ 17 milhões pagos no colombiano Christian Rivera. Outro nome de destaque para a atual temporada é o do meia português Sérgio Oliveira, ex-Porto.

Lucas Lima é o maestro do Sport – Foto: Sport/Divulgação/ND

No Campeonato Pernambucano o time é finalista e venceu o Retrô no jogo de ida da decisão por 3 a 2. A partida de volta acontece apenas na próxima quarta-feira (2).

  • Time base: Caíque França; Hereda, João Silva, Chico e Cariús; Rivera, Sérgio Oliveira, Lobato, Lucas Lima e Carlos Alberto; Gonçalo Paciência
  • Técnico: Pepa
  • Palpite do ND: Luta contra o rebaixamento

SÃO PAULO:

O São Paulo foi forte ao mercado no início de 2025 e trouxe nomes de peso como os do meia Oscar e do lateral-esquerdo Wendell, que chegou a ser convocado para a seleção brasileira. Outros nomes como os de Cedric Soares e Enzo Diaz também movimentar o mercado Tricolor.

No Campeonato Paulista a equipe acabou eliminada nas semifinais após perder por 1 a 0 para o Palmeiras em jogo recheado de polêmicas de arbitragem.

Oscar retornou ao Tricolor em 2025 – Foto: Erico Leonan/SPFC/ND

  • Time base: Rafael; Igor (Cedric), Arboleda, Franco e Diaz (Wendell); Luiz Gustavo, Alisson, Lucas, Oscar e Luciano (Ferreira); Calleri.
  • Técnico: Luis Zubeldía
  • Palpite do ND: Briga por vaga na Libertadores

VASCO:

O Vasco apostou no técnico Fábio Carille para a temporada 2025. Além disso, no início do ano trouxe logo oito reforços: Daniel Fuzato, Lucas Oliveira, Lucas Freitas, Mauricio Lemos, Tchê Tchê, Garré, Loide Augusto e Nuno Moreira.

No Campeonato Carioca o desempenho ainda foi longe do ideal. Eliminado pelo Flamengo nas semifinais após perder os dois jogos para o rival.

Vasco não foi bem no Campeonato Carioca – Foto: Divulgação/Flamengo/ND

  • Time base: Léo Jardim; Paulo Henrique, João Victor, Lemos e Pitón; Hugo Moura, Paulinho (Tchê Tchê), Rayan, Coutinho e Nuno Moreira; Vegetti.
  • Técnico: Fábio Carille
  • Palpite do ND: Luta contra o rebaixamento
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.