
No Campeonato Brasileiro, que começa neste fim de semana, a Globo vai trazer uma série de novidades nas transmissões dos jogos
No Campeonato Brasileiro, que começa no fim de semana, a Globo vai trazer uma série de novidades nas transmissões dos jogos.
Tempo. Ninguém gosta de desperdiçar. Por isso é tão irritante quando o jogo para tanto. O tempo de bola rolando nas partidas no Brasileirão é menor do que o de algumas ligas europeias, como o Campeonato Inglês. Por isso, a CBF adotou novas medidas para o torneio que começa neste sábado (29).
Seguindo uma determinação da Fifa, o goleiro pode segurar a bola por até oito segundos. Os árbitros devem sinalizar com os dedos a contagem do tempo a partir do terceiro segundo de posse. Se demorar mais de oito, deve haver penalização, com um escanteio marcado para o rival.
“Se for respeitado da melhor forma pelos árbitros, do jeito que tem que ser, eu acho que a gente vai ter um jogo mais dinâmico assim. Então, eu acho que essa pode ser a principal mudança”, diz Hugo Souza, goleiro do Corinthians.
Nos jogos, 16 bolas ficarão espalhadas em cones ao redor do campo e o jogador terá apenas que retirá-las para dar continuidade ao jogo, sem precisar esperar a ação do gandula. A ideia é agilizar a reposição.
“Isso já em estatística pela Fifa, nós temos vários resultados em competições experimentais. E nas nossas competições do Brasil, nós já temos o feminino uma redução de perda de tempo nos acréscimos ali em torno de 20%”, diz Rodrigo Cintra, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF.
Globo reúne representantes de clubes, federações estaduais e CBF para celebrar a transmissão do Brasileirão pelos próximos 5 anos
Para acompanhar partidas mais dinâmicas, nada melhor do que uma transmissão também cheia de novidades, como as que a Globo preparou. Uma câmera, por exemplo, vai dar uma textura cinematográfica às imagens do jogos: movimentos e expressões dos jogadores ganham vida com a definição da Supercine Cam. Vamos também entender melhor o que acontece em campo com o Superdrone, que voa lá nas alturas, e a Cable Cam, que acompanha a dinâmica do jogo.
A tecnologia também aparece com os detalhes da Mesa Tática, um novo recurso que os comentaristas terão em mãos para explicar direitinho como seu time está jogando.
Vai ver os jogos no celular ou tablet? Não tem problema: os grafismos mudaram e estão preparados para todo tipo de tela – vai dar para ver bem o tempo de jogo, placar e a bolinha que pinta quando sai um gol na rodada.
“Aqui na Globo, a gente sempre procura trazer as inovações, os avanços para surpreender, para fazer com que o telespectador se sinta ainda mais dentro do jogo. Esse é o nosso desafio: entender o que a tecnologia traz de novo e transformar isso em algo prazeroso para quem está em casa”, afirma o narrador Luis Roberto.
Globo traz série de novidades nas transmissões dos jogos no Campeonato Brasileiro
Jornal Nacional/ Reprodução
Tem também novidade na programação. A transmissão do futebol aos domingos começa meia hora mais cedo. Em um púlpito, dentro dos estádios, Tiago Medeiros vai dar o pontapé inicial do “Bora pro Jogo”, um aquecimento para as partidas, com informações sobre as equipes e interação com os torcedores.
E, às quartas-feiras, o “Segue o Jogo” continua com a dupla Lucas Gutierrez e Paulo Nunes, com um resumo divertido do que aconteceu de melhor na rodada.
Globo traz série de novidades nas transmissões dos jogos no Campeonato Brasileiro
Jornal Nacional/ Reprodução
Para começar em grande estilo, que tal um duelo entre os últimos campeões do Brasileirão? Neste domingo (30) tem Palmeiras e Botafogo com times renovados – foram os dois clubes que mais gastaram na última janela de transferências.
“O Brasileirão, para mim, é uma experiência. Estou muito feliz de estar aqui, de estar jogando. E espero ajudar ao máximo meus companheiros e o Palmeiras a sair campeão”, diz Vitor Roque, atacante do Palmeiras.
“Eu espero dar bons resultados e colocar o Botafogo nas alturas novamente”, diz Igor Jesus, atacante do Botafogo.
A TV Globo, o Sportv e o Premiere vão exibir nove dos dez jogos de cada rodada. Oito deles são exclusivos. E a cobertura do Brasileirão estará nos telejornais, nos programas esportivos e no ge.globo.
Finalmente, acabou a espera. É tempo de Brasileirão.