IA pode substituir médicos nos próximos 10 anos, afirma Bill Gates

Em uma edição do programa The Tonight Show Starring, do apresentador Jimmy Fallon, o empresário Bill Gates, ex-diretor executivo da Microsoft, afirmou que as tecnologias de IA (Inteligência Artificial) alcançarão nos próximos anos um nível avançado o suficiente para fornecer educação e orientação médica de qualidade.

Empresário Bill Gates, falando no programa

Bill Gates afirmou que no futuro as tarefas humanas serão cada vez menos necessárias – Foto: Reprodução/X/ND

Bill Gates afirmou que algumas tarefas humanas ficarão obsoletas

“Com a inteligência artificial, na próxima década, a inteligência de um grande médico ou de um grande professor se tornará gratuito e algo comum, sabe? Ótimos conselhos médicos, ótimas aulas particulares [ficarão disponíveis pela IA]”, declarou o empresário ao programa, que foi exibido pela NBC em fevereiro.

Ao falar sobre os benefícios da IA, Gates afirmou que a tecnologia trará soluções para o déficit de alguns profissionais. “Isso resolve muitos problemas específicos, como a falta de médicos ou de profissionais de saúde mental, mas também traz muitas mudanças. Como serão os empregos? Devemos trabalhar apenas dois ou três dias por semana?”.

Ainda, segundo ele, as tarefas humanas ficarão cada vez menos necessárias. Segundo Gates, a humanidade terá que decidir no que usar a IA. “Não vamos querer assistir um jogo de beisebol de robôs”, declara. Fallon questionou se os seres humanos ainda serão necessários, e o empresário respondeu que não, para a maioria das coisas.

Bill Gates diz que IA vai substituir médicos – Foto: Reprodução/Wikipedia/ND

Em sua visão, isso pode resolver o problema de falta de profissionais, por exemplo. “Então, haverá algumas coisas que nós vamos reservar para nós mesmos. Mas falando sobre fazer coisas, mover coisas e cozinhar comida, com o tempo, esses serão problemas basicamente resolvidos”, finalizou.

*Com informações da CNN e Revista Oeste

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.