Inaugurada Biblioteca Jorge Amado no colégio onde escritor estudou em Salvador


Após passar por obras de requalificação, equipamento visa atender às expectativas dos estudantes na contemporaneidade Estudante Luiz Victor Dantas e escritora Paloma Amado, filha de Jorge Amado, descerraram fita inaugural da Biblioteca Jorge Amado, no Vieira
Secom/CAV
Em dia especial de muitas emoções, foi inaugurada esta semana a Biblioteca Jorge Amado, no Colégio Antônio Vieira, no bairro do Garcia em Salvador. Não era para menos: foi no colégio centenário, onde o escritor estudou na década de 20, que um professor jesuíta, o padre Luiz Cabral, vislumbrou a vocação do promissor aluno para a escrita, tendo lhe dado pleno acesso aos livros – conforme relatou o próprio Jorge na obra “O Menino Grapiúna”. Mais de um século depois, após novas obras de requalificação, a biblioteca do Vieira foi rebatizada com o nome do ex-aluno ilustre, ampliando ainda mais o incentivo à leitura e pesquisa entre os estudantes contemporâneos. Na solenidade, no último dia 19, a presença da filha do homenageado, a também escritora Paloma Amado, convidada especial do evento, juntamente com a presidente da Fundação Casa de Jorge Amado, Ângela Fraga.
Escritora Paloma Amado, filha de Jorge Amado, participou da inauguração da nova biblioteca do Vieira, batizada com nome do escritor e ex-aluno
Secom/CAV
“Estou emocionadíssima e orgulhosíssima, honrada com esse convite para a reinauguração da biblioteca do Vieira, agora com o nome de papai. Ele só foi escritor porque estudou aqui”, afirmou Paloma. “Estar, mais de um século depois, em um evento de inauguração de uma biblioteca no colégio onde um jesuíta disse ao papai sobre o seu talento – e que só dependia dele ir em frente e fazer uma carreira, que ele foi e fez – mostra que o colégio mantém o mesmo dom para educar a juventude. Viva ao Colégio Antônio Vieira, viva a cultura e viva a Bahia”, completou, com olhos marejados.
O diretor-geral do Vieira, professor Sérgio Silveira, também não conteve a emoção diante da reinauguração da biblioteca de uma forma tão especial para a instituição e seus alunos. “É uma alegria muito grande não só reinaugurar este espaço, mas rebatizá-lo com o nome de Jorge Amado, tendo esta representatividade aqui, com a presença de Paloma e Ângela. “Que assim como Jorge Amado e tantos outros ex-alunos ilustres do Vieira, nossos estudantes continuem acreditando que cada um tem potencial para fazer a diferença neste mundo”, afirmou. Prof. Sérgio descerrou a placa inaugural ao lado de Paloma, Ângela Fraga e integrantes do Conselho Diretivo do colégio, mas fez questão de quebrar o protocolo para convidar um dos estudantes para cortar a fita junto com Paloma.
Escritora Paloma Amado, filha de Jorge Amado, e a presidente da Fundação Casa de Jorge Amado, Ângela Fraga, participaram da inauguração da nova biblioteca do colégio onde escritor estudou
Secom/CAV
“Não tenho nem palavras para falar da minha emoção, de como me senti honrado por estar ali com Paloma. Foi como se eu estivesse também abraçando Jorge Amado”, contou o estudante Luiz Victor Dantas. Outro momento marcante da reinauguração da biblioteca foi a exibição do curta-metragem, lançado no ano passado pelo Vieira, que encena a descoberta da vocação de Jorge para a escrita, após ter feito uma redação entre as atividades do colégio. Paloma Amado já conhecia o vídeo, mas voltou a se emocionar, ao assisti-lo no Vieira junto com os estudantes, em plena biblioteca da escola, equipamento que o pai escritor também fez uso no passado.
UMA NOVA BIBLIOTECA
Jovens estudantes na biblioteca do colégio onde também estudou Jorge Amado. Equipamento foi requalificado para acolher novas gerações
Secom/CAV
Também ex-aluna do Vieira, a diretora da Fundação Casa de Jorge Amado, Ângela Fraga, destacou a importância do equipamento na escola, tendo Jorge Amado como inspiração para jovens em formação. “É o que lhe molda: ter um pensamento crítico a partir da leitura”, declarou. Ela também propôs uma parceria para a doação de livros, visando ampliar ainda mais o acervo da biblioteca do Vieira. No novo espaço, os estudantes já podem conferir uma exposição de painéis sobre Jorge Amado, que fazem parte do acervo da Fundação, localizada no Pelourinho.
De acordo com a bibliotecária Jaqueline Torres, gestora das bibliotecas do Vieira, a requalificação da unidade do Vieirão, destinada aos estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, proporciona aos alunos “um ambiente contemporâneo, ainda mais amplo e confortável, permitindo um aprendizado mais dinâmico, inclusivo e conectado com as demandas do século XXI”, como ressaltou.

Paloma Amado e o diretor-geral do Vieira, Prof. Sérgio Silveira, descerraram placa inaugural da biblioteca
Secom/CAV

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.