Pacientes esperam meses por cirurgias e exames na rede pública: ‘Todo dia com essa dor’, diz idoso


Demora é registrada no Hospital Geral de Palmas e em unidade de saúde de Palmas. Uma aposentada que acompanha o marido no HGP também registrou problemas na estrutura do hospital. Pacientes do Hospital Geral de Palmas relatam atrasos em cirurgias
Pacientes que aguardam cirurgias e exames pela rede pública de saúde, tanto do Estado como de Palmas, reclamam da demora nos atendimentos. O aposentado Jonas Ferreira, de 66 anos, aguarda há oito meses por uma cirurgia de catarata e cinco meses pela cirurgia de hérnia de disco.
“A mais longa tá sendo o da catarata, né? Eu fiz alguns exames e falta fazer mais outros exames para operar. E já tem 8 meses, né? Vai passar para 9 meses essa da catarata. E também tem o risco cirúrgico, que eu tenho que passar pela [cirurgia] da hérnia, né? Já tem cinco meses eu estou aguardando. Eu fiz com o cardiologista os exames, fiz a consulta, o exame, aí ele teve que passar para outro cardiologista para eles me darem esse do risco cirúrgico”, disse.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Além das cirurgias, o aposentado também precisa passar pelo exame de eletroneuromiografia, devido a um problema no ver ciático. A espera pelo procedimento já dura cinco meses.
“E eu tenho esse também do eletroneuromiografia. Esse aqui é do corpo todo. Que o problema que eu tenho do nervo ciático. Aí eu estou aguardando também, já tem 5 meses. Quer dizer, um é 9 meses, outro 5 meses e outro tem 5 meses também. Eu já fui quatro vezes já na regulação, aí chega lá é o mesmo papo, né? Diz não, os seus exames estão todos com o médico da regulação. Só ele que pode liberar. É dose, sabe? A gente todo dia está com essa dor”.
Jonas Ferreira de 66 anos aguarda há meses por cirurgia de catarata e hérnia de disco
Reprodução/TV Anhanguera
A Secretaria Municipal de Saúde, que é responsável pela cirurgia de catarata e exame de eletroneuromiografia, informou que Jonas está na fila de espera com previsão para ser regulado nos próximos 60 dias, para a realização da cirurgia.
Sobre o exame deverá ser feito próximo a data da cirurgia, afirmou que uma equipe entrará em contato com o paciente para agendar (veja nota completa abaixo).
LEIA TAMBÉM
Acidente entre motos deixa um homem morto e outro ferido na TO-126
Morre na UTI motorista que ficou em estado grave após bater picape de frente com caminhão na ponte entre Palmas e Luzimangues
Homem fica gravemente ferido após discussão em escritório de advocacia
No Hospital Geral de Palmas (HGP), além da demora pelos procedimentos, os usuários também reclamam do atendimento. Uma imagem registrada pela aposentada Maria dos Reis mostra um corredor da unidade lotado de pacientes.
O marido dela está há 17 dias aguardando por uma cirurgia de retirada de vesícula, mas antes do procedimento ser marcado ele precisa fazer exames que ainda não foram agendados.
“E o meu esposo, ele está precisando de fazer um exame chamado CPRE, que esse exame ele é feito duas vezes por semana, sendo que a máquina, segundo eles [equipe do hospital], ficou quebrada duas semanas e eles voltaram a fazer agora, mas meu marido não teve espaço nem para ser agendado. Segundo os médicos, só vão fazer a cirurgia depois que fizer o exame, que eu acho que os médicos estão certos. Porque como é que eles vão operar uma pessoa se não tem um exame com o diagnóstico é provado?”.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) afirmou que o serviço foi regularizado e estão sendo priorizados os pacientes conforme avaliação médica (veja nota completa abaixo).
Aposentada registrou imagem de corredor lotado de pacientes no HGP
Reprodução/TV Anhanguera
Maria ainda registrou imagens da estrutura do HGP, que mostram a sujeira nos leitos, presença de formigas e animais peçonhentos.
“Eu fico pensando aqui da falta de gestão, né? Porque se essa máquina ficou quebrada duas semanas, por que que não faz um mutirão, por que que não faz uns plantão extra, eu fico indignada. E eu farei um apelo também dentro do meu sentimento. Pense nesse povo que está aqui dentro dessa situação aqui no HGP”, contou a aposentada.
Íntegra das notas das Secretarias de Saúde do estado e da capital
Nota da Secretaria de Saúde de Palmas
A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) esclarece que o paciente está na fila com previsão para ser regulado nos próximos 60 dias para realização da cirurgia de catarata. O exame de eletroneuromiografia já havia sido regulado. Mais próximo da data do procedimento, a equipe do call center de regulação entrará em contato diretamente com o paciente nos telefones disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) para avisar detalhes como dia, horário e local.
Nota Secretaria Estadual de Saúde
A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) informa que a realização dos exames de colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE) teve a demanda reprimida por demora na entrega de material específico, por parte do fornecedor, mas o serviço já foi regularizado, com oito pessoas por semana e, está atendendo os pacientes priorizados conforme avaliação médica. Dentro da programação, o paciente Adair Pereira Cardoso será atendido nos próximos dias.
Quanto à limpeza do Hospital Geral de Palmas (HGP), a SES-TO destaca que segue com processo aberto para a contratação de trabalhadores e atualmente o serviço de higienização de rotina é feito com o redimensionamento da equipe existente no local.
Sobre o paciente Jonas Ferreira de Lucena, a SES-TO pontua que exames e cirurgias oftalmológicas são realizados pelo municipais de Palmas, conforme pactuado na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), portanto o mesmo deve procurar sua unidade de saúde de referência para verificar o agendamento. Quanto ao procedimento de hérnia, ele não consta no sistema estadual de regulação.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.