
Especialistas explicam ao Fato ou Fake que, se isso ocorresse, seria um atentado grave à soberania do Brasil. É #FAKE post que oficial de justiça traz mandado de juiz americano que anula decisões do STF contra Bolsonaro
Reprodução
Circula nas redes sociais uma publicação afirmando que a oficial de justiça Kelly Smith chegou ao Brasil para cumprir mandados expedidos pelo juiz federal americano Silves Mcclean nas quais ele determina anulações das acondenações do ex-presidente Jair Bolsonaro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o arquivamento da denúncia contra ele no Supremo Tribunal Federal (STF). É #FAKE.
g1
🛑 O que diz a mensagem mentirosa?
A mensagem mostra o rosto de uma mulher com óculos escuros em um aeroporto. Sobre a imagem há um texto que diz:
“Brasília urgente!!! Oficial de justiça americana Kelly Smith chega ao Brasil para cumprir mandados judiciais”. Um outro texto diz: “Aconteceu virou notícias. Chega ao Brasil a court officer (oficial de Justiça) Kelly Smith para cumprir os mandados judiciais expedidos pelo juiz federal americano Silves Mcclean determinando as anulações das condenações no TSE e arquivamento da denúncia no STF referentes ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Em dia com as notícias!”.
📌 Desde quando circula o conteúdo enganoso?
O vídeo foi publicado em 23 de março de 2025 no perfil do TikTok de uma mulher que se apresenta como advogada. O vídeo alcançou mais de 620 mil visualizações.
Em 25 de março de 2025, começou o STF começou a julgar a denúncia de tentativa de golpe de Estado envolvendo Bolsonaro e outros sete acusados. Em 26 de março de 2025, a Primeira Turma da Corte decidiu, por unanimidade, tornar réus o ex-presidente e os demais citados.
Em 30 de junho de 2023, Bolsonaro havia sido condenado, pelo TSE, por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. Com a decisão, ele ficou inelegível por oito anos, até 2030.
⚠️ Por que o conteúdo é falso?
Felipe Penteado Balera, doutor em direito constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), explica que a mensagem é fake.
“Se isso ocorresse, seria um atentado grave à soberania do Brasil. Em seu artigo 1º, I, nossa Constituição Federal elenca a soberania como um dos fundamentos da República. A Justiça dos Estados Unidos não tem autoridade sobre as decisões proferidas pelo Poder Judiciário do Brasil”, diz o especialista.
Marcelo Labanca Corrêa de Araújo, professor de direito constitucional na Universidade Católica de Pernambuco, explica que o Brasil tem poder jurisdicional absolutamente soberano.
“A situação mostrada na mensagem falsa não é tecnicamente possível. Um oficial de Justiça americano chegar no Brasil para cumprir diretamente decisão de um juiz dos Estados Unidos – isso não existe. O primeiro aluno do primeiro período de direito sabe que isso é mentira”, afirma o professor.
É #FAKE post que oficial de justiça traz mandado de juiz americano que anula decisões do STF contra Bolsonaro
Reprodução
Veja também
É #FAKE que trabalhador pode perder dias de férias por excesso de atestados
É #FAKE que trabalhador pode perder dias de férias por excesso de atestados
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito