
Um jogo de tabuleiro inspirado no cotidiano, na cultura e na história de Joinville. Foi com essa proposta que o publicitário, antropólogo e joinvilense Peterson Fernandes, 31, desenvolveu o Joingame, um jogo de cartas e desafios que coloca à prova o conhecimento sobre a maior cidade de Santa Catarina.
“Sou apaixonado por Joinville, daqueles que defendem a cidade com unhas e dentes. Mas também sei reconhecer os pontos positivos e negativos. Adoro nossa culinária, a multiculturalidade e as histórias que atravessam gerações”, disse Fernandes ao ND Mais.
Central Park ou Centreventos Cau Hansen?
A inspiração para o jogo surgiu enquanto ele se divertia com amigos. “Pensei como seria interessante um jogo totalmente voltado para Joinville, onde, em vez de trocar cartas sobre Nova York e o Central Park, eu pudesse passear pela minha própria cidade e responder questões sobre o Centreventos Cau Hansen, por exemplo”, afirmou.
Como funciona o jogo de tabuleiro Joingame?
O jogo funciona da seguinte forma: os participantes começam no mesmo ponto do tabuleiro e precisam percorrer a cidade, respondendo perguntas sobre cultura, história e cotidiano local. Quem acertar mais questões e escapar dos desafios do percurso vence a partida.
Algumas cartas divulgadas na internet já dão o gostinho do que o público pode esperar do game, como soletrar corretamente a rua Otto Pfuetzenreuter. O tabuleiro também traz imagens de pontos históricos, como o Moinho de Joinville.
Quando estará disponível para venda?
O Joingame deve chegar ao mercado na primeira semana de abril, com vendas por encomenda. O preço ficará em torno de R$ 159,90. “A produção é quase artesanal, feita em lotes pequenos e com montagem própria. Não temos a estrutura das grandes marcas de jogos de tabuleiro, mas um dia a gente chega lá”, brincou Fernandes.