

Espiral brilhante foi visto no céu do Reino Unido – Foto: X/Reprodução/ND
Uma misteriosa espiral brilhante iluminou o céu do Reino Unido e, pouco depois, também foi vista na Ucrânia e na Rússia. O fenômeno chamou atenção e gerou diversas especulações na internet, com algumas pessoas acreditando que poderia ser um OVNI. No entanto, a explicação é bem mais simples e está ligada a um lançamento da SpaceX.
A formação da chamada “espiral galáctica” ou “vórtice azul giratório” ocorreu devido ao descarte de combustível do foguete Falcon 9, lançado na segunda-feira (18) do Cabo Canaveral, na Flórida.
O efeito aconteceu quando o segundo estágio do foguete liberou excesso de combustível na atmosfera durante uma queima controlada de reentrada.
O cientista britânico Brian Cox foi um dos primeiros a confirmar a origem do fenômeno nas redes sociais, compartilhando um vídeo do pouso bem-sucedido do primeiro estágio do Falcon 9.
Outros astrônomos e especialistas também ajudaram a esclarecer a situação, explicando que os jatos de exaustão do foguete criaram o padrão luminoso no céu.
O astrônomo Jonathan McDowell destacou que o Falcon 9 seguiu uma trajetória incomum, com uma inclinação de 64 graus, mais ao norte do que a maioria dos lançamentos da SpaceX feitos na costa leste dos Estados Unidos.
Espiral brilhante assustou moradores – Vídeo: X/Reprodução/ND
Além disso, os detalhes da missão NROL-69, para a qual o foguete foi lançado, são classificados como sigilosos, tornando impossível saber exatamente qual satélite foi enviado ao espaço e qual será sua função.
A missão foi encomendada pelo NRO (Escritório Nacional de Reconhecimento), responsável pelos satélites espiões dos Estados Unidos. Esse foi o quinto lançamento da agência em 2025, com pelo menos mais uma dúzia planejados para o ano.
Nos últimos dois anos, o NRO revelou ter colocado mais de 150 satélites em órbita.
Não foi o primeiro espiral brilhante no céu
Episódios como esse já ocorreram outras vezes ao redor do mundo, incluindo avistamentos no Havaí e no Ártico, sempre após lançamentos de foguetes da SpaceX.
O fenômeno do espiral brilhante é semelhante ao efeito conhecido como “água-viva espacial”, que aparece quando um foguete é lançado pouco antes do nascer do sol ou logo após o pôr do sol.
Esse efeito visual ocorre porque a pluma de exaustão do foguete reflete a luz solar em grandes altitudes, criando um brilho intenso que parece pulsar no céu. Para quem observa da Terra durante a escuridão, o espetáculo pode parecer algo fora deste mundo, mas, na realidade, é apenas ciência em ação.